Misericórdia de Caminha reabriu as portas do Centro de Atividades de Tempos Livres após as obras de remodelação do edifício

A Santa Casa da Misericórdia de Caminha reabriu, no passado dia 15 de novembro, o centro de atividades de tempos livres (CATL) após obras de beneficiação e modernização do edifício. Fechada desde 2006, a renovada resposta social da instituição vai apoiar diariamente 28 crianças.

Foi em 2014, devido à redução de crianças a frequentar as respostas sociais dedicadas à infância e ao facto de no concelho não haver nenhum CATL a funcionar, que a Santa Casa começou a encetar esforços para reabrir aquela resposta social. No entanto, e após avaliação por parte do Centro Distrital de Segurança Social de Viana do Castelo, verificou-se que o edifício não respondia “às novas exigências legais, o espaço não cumpria os normativos”, pelo que o pedido foi indeferido, refere nota da instituição.

Para que a Santa Casa de Caminha conseguisse colocar a funcionar o CATL precisava de fazer obras de modernização e beneficiação do edifício e foi nessa altura que a mesa administrativa decidiu avançar com uma candidatura ao Fundo Rainha Dona Leonor (FRDL). Segundo informações da Santa Casa, a empreitada teve um custo total de 43 mil e contou com apoio de 38 mil por parte do FRDL.

Para além de todo o apoio que vai prestar à comunidade, a reabertura do CATL é vista na instituição “como uma necessidade de rentabilizar e otimizar os recursos materiais existentes (espaços comuns, cozinha, serviços administrativos, entre outros) e salvaguardar os postos de trabalho, contribuindo para a sustentabilidade económico-financeira da instituição.”

O renovado CATL da Misericórdia de Caminha vai apoiar diariamente 28 crianças, entre os 6 e os 12 anos de idade, sendo aspiração da Misericórdia que esta “seja uma resposta inovadora e inclusiva”.

Para isso, para além de poder ser frequentado por crianças com mobilidade reduzida, o CATL vai promover atividades intergeracionais entre as crianças e os utentes do lar de idosos para que “a convivência entre os mais jovens e os mais idosos possa trazer benefícios mútuos”. O centro de atividades vai ainda potenciar a academia dos tempos livres, para 30 crianças, que a Misericórdia promove nos meses de verão.

Recorde-se que a Santa Casa da Misericórdia de Caminha foi fundada em 1516 e atualmente apoia cerca de 250 pessoas por dia, contando para o efeito com 60 trabalhadores.

Voz das Misericórdias, Sara Pires Alves