A Santa Casa da Misericórdia de Vila Nova de Cerveira reabriu as portas do jardim de infância após as obras de beneficiação e modernização do edifício que duplicaram a capacidade de acolher crianças. Inaugurado em 1980 o espaço nunca tinha recebido obras relevantes pelo que, segundo o provedor da Misericórdia, era urgente a sua requalificação”.

“Foi uma remodelação de fundo” começa por dizer ao VM o provedor da Misericórdia de Vila Nova de Cerveira, Rui da Cruz. “Trata-se de um edifício que tem cerca de 40 anos, no qual nunca foi feito nenhum tipo de intervenção e por força do desgaste do uso e do tempo estava a precisar de uma intervenção de fundo”. 

A empreitada que teve um custo total superior a 250 mil euros contou com o apoio Fundo Rainha Dona Leonor (FRDL), que financiou a obra em 135 mil euros, sendo a restante verba assegurada pela Santa Casa e pelo Município de Vila Nova de Ceveira.  

Segundo o provedor da Santa Casa, a candidatura deste projeto ao FRDL teve como objetivo principal resolver os problemas estruturais “que provocavam infiltrações e outras patologias” no edifício. No entanto, com “a entrada em vigor de uma nova legislação, que alterou a definição dos espaços para as salas o projeto inicial sofreu alterações, passamos a ter um projeto mais amplo”, refere. 

Com as alterações no projeto, de modo a cumprir a nova legislação, a Misericórdia de Cerveira conseguiu quase duplicar a capacidade de receber crianças. Antes das obras, o infantário apenas conseguia dar resposta a 45 crianças, passando agora a ter capacidade para 84. Segundo Rui da Cruz, este número tem ainda de ser “homologado pela Segurança Social”, pelo que atualmente o infantário está a funcionar apenas com “45 crianças na creche e 25 em pré-escolar”. 

As novidades não se ficam por aqui. O projeto foi ambicioso e garantiu a aplicação de cobertura de impermeabilização e painéis solares, o que contribui para uma racionalização dos custos diários da instituição, uma pintura total ao edifício e ainda a aquisição de novo mobiliário e arranjos nos espaços exteriores. 

O renovado infantário da Misericórdia de Cerveira, que recebe crianças a partir dos 3 meses de idade, é um dos dois que existem no concelho de Vila Nova de Cerveira, o que faz com que este seja, segundo o provedor, uma “ajuda fundamental para as famílias de Cerveira”. 

Mas não são só os cerveirenses que usufruem desta creche. Em zona fronteiriça, tendo apenas o estreito Rio Minho a separar as duas margens, o infantário da Misericórdia de Cerveira acolhe 12 crianças galegas. Uma mais-valia, nas palavras do provedor, para todas as crianças “que se entendem bem, numa troca de experiências que enriquece os mais novos”. 

Fernando Nogueira, presidente da autarquia local, destacou, em nota de imprensa, que o investimento feito na reforma do infantário da Santa Casa é um “investimento nos nossos jovens que se constituem como principal ativo do futuro”. A mesma opinião é partilhada pelo provedor da Misericórdia que afirmou ao VM que “este investimento na creche é, principalmente, um investimento no homem de amanhã”. 

O infantário da Misericórdia de Vila Nova de Cerveira foi inaugurado no passado dia 1 de outubro e contou a presença de Inês Dentinho, do Conselho de Gestão do Fundo Rainha Dona Leonor, que enalteceu “a enorme alegria” por colaborar neste projeto direcionado para as crianças que são o progresso da sociedade. Esta opinião foi partilhada por Paulo Moreira, secretário geral da União das Misericórdias Portuguesas, que evidenciou ainda o sucesso da criação de parcerias “na resposta a necessidades prementes e a novos desafios”. 

Relembre-se que o Fundo Rainha Dona Leonor já apoiou 90 Misericórdias, com um valor que ultrapassa já os 15 milhões de euros.

Voz das Misericcórdias, Sara Pires Alves