Foram dois dias de intensa aprendizagem, enriquecida pelos contributos de um vasto leque de preletores e especialistas que levaram até à cidade de Portalegre os seus conhecimentos e a sua experiência sobre a temática “Percursos no acolhimento residencial”.

Este foi o tema do 1º Congresso Infância e Juventude em Risco, organizado pela Santa Casa da Misericórdia de Portalegre no âmbito da comemoração dos 155 anos da Casa de Acolhimento Residencial de Nossa Senhora da Conceição. O objetivo foi promover a discussão, o debate e a reflexão sobre as problemáticas do acolhimento residencial e as suas necessidades mais prementes.

O congresso abordou matérias relacionadas com a promoção dos direitos das crianças e jovens e com a proteção de menores, na medida em que este esforço representa um forte investimento na construção de uma sociedade e de um futuro melhores para todos.

Esta problemática foi abordada através da perspetiva da justiça, da educação e empoderamento, da saúde, de projetos de vida e autonomização, matérias com reflexos e consequências diretas na vida e no empoderamento dos jovens e das famílias mais frágeis.

O diretor das casas de acolhimento que são geridas pela Misericórdia de Portalegre, Filipe Serrote, congratulou-se pelo sucesso da iniciativa, destacando o facto de terem tido sempre a audiência lotada e em especial os resultados positivos, mas sobretudo práticos, que resultaram deste congresso. 

“Os contributos que recebemos dão-nos pistas e apontam caminhos para melhorarmos o nosso trabalho no dia-a-dia e a qualidade da intervenção com as crianças e jovens que acolhemos, bem como a estratégia entre casas de acolhimento e a sociedade civil”, realça, congratulando-se por poder afirmar que “também nos permitiu confirmar que a nossa estratégia e o nosso modelo de intervenção se enquadram naquilo que são as estratégias nacionais e internacionais para estas instituições”.

Voz das Misericórdias, Patrícia Leitão