A Santa Casa da Misericórdia de Almeirim está, desde o início do ano, a realizar pequenos sonhos dos utentes seniores da instituição. Até ao momento a iniciativa já concretizou uma mão cheia de desejos.

A funcionar desde o primeiro trimestre deste ano, o projeto “Peça um desejo” visa sobretudo proporcionar aos utentes do Lar de São José um “momento de força, alegria e esperança”. Para isso, disse ao VM a diretora geral da Santa Casa, a equipa está atenta àquilo que os idosos comentam no dia-a-dia. “Às vezes são eles que pedem, outras somos nós que sabemos que eles gostavam de fazer determinada coisa”, contou a Helena Duarte.

Muitos desejos “são coisas simples, coisas que faziam parte do dia-a-dia deles.” Uma ida ao jardim para um utente acamado ou uma refeição de leitão são alguns exemplos dos desejos que a equipa do lar da Misericórdia de Almeirim tem estado a concretizar. Uns simples, outros nem tanto porque o desejo mais recente foi um ‘casamento’.

“Foi uma coincidência”, começa por contar a diretora geral. “A filha de uma utente ligou a pedir autorização para que a sua filha viesse tirar fotografias com os avós vestida de noiva, tinha casado recentemente no Canadá, mas dada a débil saúde, os avós não puderam estar presentes e nós dissemos logo que sim”. 

Menos de 24 horas depois os noivos chegavam ao lar para a sessão fotográfica com os avós, mas o que os esperava era um verdadeiro ‘casamento’. “Foi uma surpresa para toda a gente, para os pais, noivos, avós e mesmo para os restantes utentes e até alguns funcionários”, disse Helena Duarte. 

No vídeo feito pela instituição, os noivos Marco Moreira e Cláudia Coelho dizem que foram “completamente surpreendidos com este mini casamento”, admitindo que “foi um espetáculo maravilhoso”. A avó da noiva, Henriqueta Lopes, disse que “foi só chorar, chorar, mas fiquei muito feliz” pela surpresa preparada. “Obrigada por tudo”, rematou. 

Passadeira vermelha, champanhe para o brinde, bombons, baile e pequenos jogos foram preparados para o dia de festa. “Organizámos tudo em menos de 24 horas, o que só é possível com muito amor e com uma equipa dedicada”.

“Houve muita emoção neste momento, da nossa parte, do casal, dos pais, dos utentes que assistiram e dos avós, que nem queriam acreditar que aquilo fosse possível. Quando damos amor, recebemos amor”, concluiu emocionada Helena Duarte.

Voz das Misericórdias, Sara Pires Alves