Manuel Caldas de Almeida foi nomeado coordenador da comissão executiva do Plano Nacional de Saúde para as Demências, no início de 2024, num despacho assinado pela Secretária de Estado da Promoção da Saúde, Margarida Fernandes Tavares, no dia 11 de janeiro. O antigo vice-presidente da União das Misericórdias Portuguesas (UMP) e provedor da Santa Casa de Mora é membro da coordenação do plano desde 2018 e é atualmente diretor clínico da Unidade de Cuidados Continuados Bento XVI (UMP), vocacionada para doentes com demência.

O médico e coordenador do grupo de estudos sobre demência da UMP considera a nomeação uma “honra e reconhecimento interpares do trabalho desenvolvido nesta área, nos últimos anos” e assume como prioridades a capacitação dos médicos de família para o diagnóstico nos centros de saúde, maior acesso e interligação com a especialidade de neurologia e o reforço da intervenção com as famílias.

“O que pretendemos agora é tornar mais fácil a identificação e diagnóstico pelos médicos de família e, para tal, apostar em formação e dar instrumentos a estes profissionais; em segundo lugar, facilitar o contacto com a neurologia, através da teleconsulta, se necessário, para permitir que a pessoa seja seguida e medicada por um neurologista; por último, passar a ter nos centros de saúde equipas para apoiar as famílias, que têm muita necessidade de apoio e planeamento porque isto impacta muito a casa e o dia a dia das pessoas”, adiantou ao VM.

Hoje, considera que a população já está mais sensibilizada e atenta a esta problemática e que o foco deve estar em “intervenções rápidas e fáceis, que tenham impacto na vida das pessoas porque esta é uma doença que impacta não apenas o doente, mas também as famílias”.

Reagindo a esta nomeação, a Alzheimer Portugal emitiu um comunicado onde congratulou e desejou os maiores sucessos a “Manuel Caldas de Almeida, individualidade bem conhecedora dos desafios do envelhecimento e das demências, que integrou o grupo de trabalho para a elaboração do Plano Nacional para as Demências e já era membro desta coordenação”.

Manuel Caldas de Almeida sucede a António Leuschner no cargo, psiquiatra que integra a comissão científica da Alzheimer Portugal.

Voz das Misericórdias, Ana Cargaleiro de Freitas