As Misericórdias de Albufeira, Almada, Bragança, Campo Maior, Fundão, Mértola, Venda do Pinheiro e Vila Franca do Campo estão entre as 15 entidades selecionadas pelo júri do concurso ‘Home Care’, da Fundação Calouste Gulbenkian (FCG), com propostas inovadoras de cuidados domiciliários prestados a pessoas idosas. As equipas dos projetos premiados estiveram reunidas na sede da FCG, no dia 11 de outubro, para partilhar metodologias de trabalho e metas até ao final de 2024.

Segundo nota da FCG, o desafio lançado às entidades que apresentaram candidatura prende-se com a “promoção de intervenções integradas e multidisciplinares, a conjugação entre recursos técnicos e soluções tecnológicas e a otimização das capacidades das pessoas idosas residentes nos seus contextos de vida”. Em termos de objetivos, definem como prioridade a melhoria dos cuidados prestados, o aumento da autonomia e bem-estar dos idosos e seus cuidadores, a diminuição das idas às urgências e serviços de saúde, o aumento das taxas de cobertura de apoio domiciliário e a melhoria da articulação entre os serviços e profissionais.

Os projetos irão decorrer entre outubro de 2023 e dezembro de 2024 e contam, além do financiamento atribuído, com apoio técnico, ao nível da execução dos projetos e avaliação externa. As iniciativas premiadas nas Misericórdias são: Kinisuru| EnvelheSer (Venda do Pinheiro), + Próximo (Albufeira), Sorrisos ao Domicílio (Almada), Domus VITAE (Bragança), My SAD - O meu Serviço de Apoio Domiciliário (Campo Maior), Mértola_Cuida em Casa (Mértola), Promoção da Autonomia da Pessoa Idosa (Vila Franca do Campo) e Aqui ao Lado (Fundão).

Em nota enviada ao VM, a Santa Casa do Fundão referiu que o apoio vai permitir monitorizar o estado de saúde dos idosos, envolver as famílias no seu processo de envelhecimento e aproximar as famílias e amigos”.

Voz das Misericórdias, Ana Cargaleiro de Freitas