Para apoiar as Misericórdias no processo de reabertura das creches, a partir de 18 de maio, a UMP disponibilizou um guião com normas orientadoras e dinamizou duas ações de formação online, no dia 14 de maio, com a participação de mais de 500 profissionais dos equipamentos de infância. Na sequência do inquérito realizado, nos últimos dias, será ainda assegurada a distribuição de equipamentos de proteção individual para apoiar um regresso mais seguro.

No arranque da primeira sessão, o presidente da UMP, Manuel de Lemos, frisou o propósito de apoiar as Misericórdias na “abertura gradual e progressiva das creches” que garanta um “regresso com tranquilidade e segurança e gradualmente nos faça recuperar a confiança”.

Depois de garantir a testagem “urgente” de todos os funcionários, defendeu que as Misericórdias devem retomar a sua atividade em todo o país, num universo que abrange cerca 15 mil crianças e 295 creches. “As Misericórdias são instituições que celebram a vida, e como tal, com essa cautela, e com esse rigor, vamos sempre ver o copo meio cheio”.

Além dos materiais disponibilizados nessas ações, a UMP vai preparou sete tutoriais em vídeo, com simulações realizadas na Misericórdia de Albufeira, que exemplificam medidas a cumprir no contacto com fornecedores, receção e entrega das crianças, alimentação, mudança de fralda, sala de isolamento, procedimentos para os colaboradores e hora da sesta.

Os filmes serão enviados diretamente às Misericórdias e estão disponíveis para visualização na página de Youtube da UMP.

Tutorial 1

Boas práticas na reabertura das creches | Fornecedores (externos e internos)

Tutorial 2

Boas Práticas na reabertura das creches | Receção e entrega das crianças

Tutorial 3

Boas práticas na reabertura das creches | Alimentação das crianças

Tutorial 4

Boas práticas na reabertura das creches | Mudança de fralda

Tutorial 5

Boas práticas na reabertura das creches | Sala de isolamento

Tutorial 6

Boas práticas na reabertura das creches | Colaboradores

Tutorial 7

Boas práticas na reabertura das creches | Hora da sesta