A Misericórdia do Fundão participou na procissão dos Santos Passos, no dia 1 de março, no âmbito do ciclo de tradições da Quaresma

A Misericórdia do Fundão participou na procissão dos Santos Passos, no dia 1 de março, no âmbito do ciclo de tradições da Quaresma.

 

Centenas de pessoas acompanharam esta manifestação de fé que, segundo nota informativa, “é o primeiro grande momento de reflexão e introspeção no âmbito das celebrações quaresmais no Fundão”.

O cortejo teve início com a “fanfarra” da banda filarmónica dos bombeiros, na igreja da Misericórdia, e reuniu várias entidades locais. Ao longo do percurso, pelas ruas da cidade, os fiéis passaram pelas “edículas que representam o caminho de Cristo até ao Calvário”.

A comunidade aderiu em grande número à celebração e observou atentamente “um dos mais respeitosos momentos das celebrações da Quaresma”. Os fiéis que não integraram o cortejo acompanharam a procissão a partir das janelas de casa, adornadas com colchas. Esta manifestação religiosa terminou com o sermão do calvário, na Capela do Calvário.

Segundo nota da instituição, a procissão dos Santos Passos foi criada no dia 12 de outubro de 1643, em simultâneo com a Confraria dos Passos (absorvida pela Santa Casa do Fundão em 1742), responsável por organizar esta manifestação religiosa.