Misericórdia de Melgaço alia-se à marca Soalheiro para conseguir restaurar património com mais de 500 anos de história

O concelho de Melgaço, com forte tradição de viticultura e detentor de uma das marcas de vinho mais antigas do país, a casta Alvarinho, aliou-se à Santa Casa da Misericórdia para criar uma coleção única, cheia de arte, história e valor patrimonial. Uma junção, sem precedentes.

A coleção “Soalheiro: 500 anos de Misericórdia” assinala os mais de cinco séculos de história da instituição social e o património cultural de que é detentora.  Os 200 kits desta coleção inédita são compostos por seis garrafas de vinho Alvarinho selecionado e cada uma delas tem impressa no rótulo uma icónica obra de arte.

Jorge Ribeiro, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Melgaço, explica. “Quando a igreja da Misericórdia de Melgaço começou a ser restaurada foram encontradas, um pouco por todo lado, várias peças antiquíssimas, verdadeiras relíquias e obras de arte que fazia todo o sentido restaurar e preservar”.

Uma das primeiras peças restauradas foi o estandarte da Nossa Senhora da Misericórdia. “Este estandarte também foi encontrado num estado de degradação avançado. Na altura foi possível, junto do Fundo Rainha Dona Leonor, uma parceria entre União das Misericórdias Portuguesas e Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, fazer o restauro por inteiro do estandarte”, refere o provedor.

“Todo o material encontrado na igreja da Misericórdia foi recolhido e, depois da recuperação do estandarte, quisemos encontrar uma maneira de poder recuperar o resto das obras de arte. Nesse momento surgiu então a ideia de nos aliarmos à marca Soalheiro e criar estes kits de garrafas para venda ao público. Desta forma, além de criarmos uma coleção de vinhos exclusiva (pela qualidade e valor patrimonial), poderíamos também encontrar uma maneira para alcançar alguma da receita que será necessária para o restauro das restantes peças de arte”, explica Jorge Ribeiro.

Cada um dos rótulos destas garrafas destaca uma peça de arte com mais de cinco séculos de história. “Na caixa desta seleção de vinhos podemos encontrar a réplica de uma tela feita pelo mestre António Bessa, comemorativa dos 500 anos da instituição. Esta mesma imagem é aquela que faz parte do livro de Compromisso da Santa Casa da Misericórdia (estatutos da instituição) do ano 1517”, refere Jorge Ribeiro. Esta obra de arte pode ser encontrada e apreciada no Lar Pereira de Sousa, onde está exposta.

Entre o restante espólio descoberto está a bandeira real da Misericórdia de Melgaço, restaurada pela Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva, e outra tela, também com uma história de mais de 400 anos, de dupla face, numa das quais pode-se ver a representação da passagem “Descida da Cruz” e no verso a figura de “Nossa Senhora da Misericórdia”. Esta obra já se encontra orçamentada para restauro e a venda dos kits exclusivos servirá para angariar parte da receita que é necessária.

A caixa de vinhos (com o valor de venda ao público de 70 euros) possui, além das seis garrafas de vinho selecionado, uma réplica da obra de António Bessa, um pin da Santa Casa da Misericórdia de Melgaço e um saca-rolhas premium Soalheiro.

Quem comprar o kit também fica habilitado a assistir à apresentação das peças restauradas e poderá, de igual forma, receber uma réplica das mesmas. Este kit único e cheio de tradição pode ser comprado na loja Soalheiro (Alvaredo, Melgaço) ou na Santa Casa da Misericórdia do concelho.

Voz das Misericórdias, Vanessa Reitor‌