A Misericórdia de Vila Viçosa concluiu as operações de limpeza e restauro das imagens de Nossa Senhora da Conceição e São José

A Santa Casa da Misericórdia de Vila Viçosa é detentora de um património secular que inclui diversos edifícios e coleções. Com o objetivo de salvaguardar e valorizar esses legados culturais de diferente tipologia, a instituição tem vindo a tomar medidas de conservação do património, de modo a que se consiga dar a conhecer a história da instituição calipolense.

Para isso, tem sido feito um investimento considerável neste setor. “A Misericórdia de Vila Viçosa pretende assumir-se como uma referência em termos da gestão cultural, desenvolvendo um plano de requalificação do património, que permita a implementação de novos projetos a médio prazo”, referiu Jorge Rosa, provedor.

Para já, e no seguimento das intervenções promovidas no ano passado com o contributo de uma empresa especializada de conservadores-restauradores, foram concluídas as operações de limpeza, consolidação e restauro das imagens de Nossa Senhora da Conceição e São José, ambas, policromadas em terracota, de finais do século XVII, início do século XVIII, de autoria desconhecida. A prioridade nestes dois casos passou pela reparação dos elementos e a consolidação dos materiais originais.

Segundo o provedor, “foram aplicadas medidas de fixação e proteção da policromia, nas áreas onde se verificavam as maiores lacunas, em associação com uma limpeza e remoção de resíduos. Foram igualmente introduzidas camadas de proteção, de modo a que possa ser atingido um maior grau de durabilidade”. Previamente, foi também efetuada uma remoção parcial de repintes, de modo a devolver a originalidade das peças”.

As imagens de Nossa Senhora da Conceição e São José fazem parte do conjunto proveniente da Ermida de Santo António de Monte Fidalgo, da freguesia de Rio de Moinhos, propriedade da instituição. “Este espaço deixou de funcionar no âmbito do culto religioso e, por questões de segurança e de conservação, foi decidido retirar do interior do edifício o espólio de imagens e de telas para proceder à sua requalificação”, explicou Jorge Rosa.

O provedor acrescentou ainda “tratar-se de uma missão fundamental, poder transmitir esta herança, em boas condições, às futuras gerações e à comunidade calipolense em particular”.

A pensar no presente e a preparar o futuro, os objetivos da Misericórdia de Vila Viçosa passam pela definição de um projeto museológico, que possibilite contar a história da instituição, através de coleções.  

“Uma das metas baseia-se na possibilidade de avançar com a criação do museu, constituído por diferentes núcleos, através da criação de uma rede de parcerias com outros organismos, de modo a permitir a constituição de um polo cultural de enorme relevo, que pretende assumir-se como um exemplo de boas práticas”, sublinhou o provedor.

Voz das Misericórdias, Ana Machado