Motivação. Distinção foi recebida com entusiasmo pela equipa da unidade de cuidados continuados

A Misericórdia da Póvoa de Lanhoso sagrou-se vencedora da 8ª edição do Prémio Saúde Sustentável, na categoria dos Cuidados Continuados, com o projeto GTA – Gestão de Tarefas e Atividades, implementado na Unidade de Longa Duração e Manutenção – D. Elvira Câmara Lopes.

A cerimónia de entrega dos prémios, decorreu no dia 21 de novembro, no Museu do Oriente, em Lisboa. O Prémio Nacional Saúde Sustentável é iniciativa do Jornal de Negócios e Sanofi, com a parceria da EVERIS e com o alto patrocínio da Presidência da República, que distingue boas práticas de sustentabilidade na saúde.

Entre as mais de 100 candidaturas, a Misericórdia da Póvoa de Lanhoso foi vencedora de uma das cinco categorias, apresentando a plataforma GTA - Gestão de Tarefas e Atividades, implementada há mais de um ano na unidade.

Segundo comunicado da Misericórdia, trata-se de uma plataforma de monitorização e planeamento e surge numa perspetiva de inovação, eficiência e racionalização de recursos, humanização de cuidados e garantia da satisfação dos utentes. Entre as muitas vantagens, esta plataforma permite uma redução do tempo de registos, reforçar a segurança do utente, monitorização de indicadores, permitindo, ainda, que os profissionais tenham mais tempo disponível para os cuidados de saúde dos utentes.

Para o provedor da Misericórdia de Póvoa de Lanhoso, Humberto Carneiro, “vencer o prestigiado Prémio Saúde Sustentável, que premeia as boas práticas de saúde em Portugal, é um reconhecimento a nível nacional do que se faz diariamente nesta instituição. É também uma distinção responsável porque nos faz querer mais e melhor. Vamos fazer de tudo para que para o próximo ano estejamos cá novamente”. 

A União das Misericórdias Portuguesas (UMP) candidatou dois projetos ao mesmo prémio: a Unidade de Cuidados Continuados Bento XVI, em Fátima, e o grupo de farmacêuticos. Ambos foram distinguidos com menções honrosas. Recorde-se que o presidente da UMP, Manuel de Lemos, fez parte do júri da 8ª edição do Prémio Saúde Sustentável.