Encontram-se abertas, até ao próximo dia 15 de outubro, as candidaturas para a 10ª edição do Troféu Português do Voluntariado. Atribuído anualmente pela Confederação Portuguesa do Voluntariado (CPV) este prémio visa reconhecer, segundo o regulamento pelo qual se rege, “o trabalho dos voluntários em projetos de voluntariado desenvolvidos no âmbito de organizações privadas, com ou sem fins lucrativos, legalmente constituídas e sediadas em território nacional, e entidades públicas nacionais”.

Promover o voluntariado como exercício de cidadania ativa; valorizar o voluntariado que contribuiu para a melhoria das condições de vida nas comunidades e divulgar as boas práticas de voluntariado como forma de potenciar a sua replicação são alguns dos objetivos do prémio que desde 2017 conta com o Alto Patrocínio do Presidente da República. 

Podem candidatar-se a este troféu as organizações ou promotores de voluntariado que tenham projetos nas seguintes áreas: ação cívica e comunitária; ação social; ciência e cultura; cooperação para o desenvolvimento; defesa do consumidor; defesa do património e do ambiente; proteção animal; desenvolvimento da vida associativa e da economia social e solidária; direitos humanos; educação; emprego e formação profissional; proteção civil; integração social; saúde. 

As candidaturas têm de ser obrigatoriamente submetidas através de formulário digital e serão posteriormente analisadas por um júri independente. Os vencedores são anunciados no dia internacional do voluntariado, a 5 de dezembro, durante uma cerimónia evocativa da efeméride. 


Consulte o regulamento aqui.

Submeta a sua candidatura para: confvoluntariado@gmail.com