Na Venda do Pinheiro, há um grupo de jovens voluntários que leva bens essenciais e alegria a casa dos idosos confinados ao domicílio. São conhecidos por “Moços de Recados”, integram o grupo de voluntariado jovem da instituição, a Juvecórdia, e têm idades entre os 12 e 23 anos.

As visitas são feitas todas as quartas-feiras, por um jovem voluntário, acompanhado por um elemento da equipa do centro de dia e do departamento de psicologia. Levam alimentos em falta na casa dos utentes, mas, mais do que isso, dedicam tempo e atenção a pessoas que vivem sós e que, desta forma, se sentem mais seguras e amparadas.

“Os idosos estavam habituados a rotina ativa no centro de dia e não entendem porque é que só eles é que continuam em casa. Estão muito isolados e desta forma têm uma ligação com o mundo exterior. Aqui não se faz um contacto funcional, como no SAD, mas apenas porque sim. Eles sentem-se olhados e organizam-se para estarem disponíveis para nós nesse dia”, explica a diretora técnica da Santa Casa, Sandra Santos.

Os jovens organizam-se em escalas, consoante os horários e tarefas escolares, e reúnem-se periodicamente com o grupo, via online, para partilhar experiências e trocar ideias, responder a desafios lançados pela instituição e propor atividades para ajudar a comunidade.

Mas não são apenas os jovens que dedicam algum do seu tempo livre a ajudar os outros na vila. Também os mais velhos se dispõem a melhorar a vida dos conterrâneos, mantendo contacto telefónico com pessoas em situação de isolamento, sobretudo desde que foi decretada a pandemia. O grupo de voluntários seniores, com idade a partir dos 55, que nalguns casos ultrapassa os 80, mantêm contactos regulares com pessoas sinalizadas e, em ocasiões normais, colabora regularmente em atividades com os idosos da comunidade.

Um dos objetivos, para o futuro próximo, é juntar os dois grupos numa atividade intergeracional que potencie as capacidades, interesses e alcance das ações desenvolvidas.

Voz das Misericórdias, Ana Cargaleiro de Freitas