logotipo UMP pt

                                 


Heráldica


A heráldica da União das Misericórdias Portuguesas é a seguinte:

 

  Brasão - De prata, um camaroeiro acompanhado à dextra de uma estrela de sete pontas e à sinistra de uma rosa heráldica de sete pétalas, tudo de púrpura, tendo a rosa o botão de ouro e as folhas de verde.

Em chefe, brocante aos cordões do camaroeiro e envolvido pelas suas pontas, um escudete das armas de Portugal, de azul com cinco besantes de prata.

Listel branco, com as letras maiúsculas a negro UNIÃO DAS MISERICÓRDIAS PORTUGUESAS.

Este ordenamento assenta sobre uma aspa de azul. Coroa mariana de ouro, rematada por um mundo e pomba.

 

Estandarte - Branco, com aspa firmada de azul. Borda dura de púrpura, acantonada de branco, com os cantos carregados alternadamente do monograma MI ZAS e de uma esfera armilar, tudo de vermelho.

Sobre a aspa, um escudo de formato circular com as aras, envolvidas por um listel de prata, com as letras em maiúsculo UNIÃO DAS MISERICÓRDIAS PORTUGUESAS.

Haste e lança de ouro, cordão e borlas de prata e azul. Selo - Circular, com as peças do escudo sem indicação das cores e metais, tudo envolvido por um listel com as letras maiúsculas UNIÃO DAS MISERICÓRDIAS PORTUGUESAS e fechando em baixo, uma aspa.

O significado é o seguinte:

Camaroeiro - É o corpo da empresa da Rainha D. Leonor e o que convencionalmente melhor a representa para além das armas pessoais.

Estrela de sete pontas - As sete obras de misericórdia espirituais.

Rosa de sete pétalas - As sete obras de misericórdia corporais.

Escudete das Quinas - Marca de Portugalidade no escudo e das cinco chagas de Cristo.

Aspa azul - Timbre das armas atribuídas à família de Frei Miguel Contreiras tido por fundador das Misericórdias.

Coroa Mariana - Na tradição da coroa real, usada sempre nos escudos das Misericórdias adopta-se esta que afirma a proteção e realeza de Nossa Senhora da Misericórdia.

Monograma MI ZAS - (no estandarte) na tradição da heráldica das Misericórdias, posto aqui no plural.

Esfera armilar - Universalidade das Misericórdias.


Cores e metais:

Prata - Dos dois metais da heráldica é o menos rico; é o metal precioso mas discreto, como deve ser a ação das Misericórdias.

Púrpura - A "cor que tem algo de profundo" ... "atribui-se-lhe a representação da sabedoria e da ciência, ...Desta representação resulta uma dignidade especial, uma autoridade que contém as ideias de respeito e de dever que a púrpura ganha com o seu íntimo significado!" (Heráldica Ciência de Temas Vivos - p. F. P. de Almeida Langhans).


José Bernard Guedes Salgado
As Misericórdias Ontem, Hoje e Amanhã

Voz das Misericórdias

Linha de Crédito

Concluídos os processos de contratualização dos financiamentos bancários no âmbito da Linha de Crédito de Apoio à Economia Social I e II, divulgamos a lista final de Misericórdias beneficiárias.

Fundo de Reestruturação do Setor Solidário

O Fundo de Reestruturação do Setor Solidário destina-se a apoiar a reestruturação e a sustentabilidade económica e financeira de instituições do setor solidário.

 

Login