logotipo UMP pt

                                 


Património


O Gabinete do Património Cultural (GPC) visa acompanhar as Misericórdias nas diversas áreas de intervenção relacionadas com o património.

Pretende-se, para além da intervenção direta nas Misericórdias, sensibilizar os seus dirigentes para as principais medidas e as adequadas atitudes a ter em relação ao património cultural de que são responsáveis.

A ação, que se multiplica em diversos vetores, resume-se na determinação de salvaguarda, preservação, estudo e divulgação do património em geral, mas também na promoção de estratégias de parcerias com entidades nacionais responsáveis por estas áreas.

De destacar ainda a vertente da formação, assim como a permanente pesquisa de possibilidades de financiamento comunitário que permitam ajudar as Misericórdias a intervir no seu património.

Defender e valorizar o património das Misericórdias é afirmar a identidade dessas instituições, prestigiando assim o legado de todos os que confiaram às Santas Casas o testemunho de conduzir estas instituições ao futuro.

 

Património Imóvel

Património Móvel

Património Arquivístico

Património Imaterial

Biblioteca e do Livro

Conservação e Restauro

Projetos Especiais


Fale connosco ›

Voz das Misericórdias

Linha de Crédito

Concluídos os processos de contratualização dos financiamentos bancários no âmbito da Linha de Crédito de Apoio à Economia Social I e II, divulgamos a lista final de Misericórdias beneficiárias.

Fundo de Reestruturação do Setor Solidário

O Fundo de Reestruturação do Setor Solidário destina-se a apoiar a reestruturação e a sustentabilidade económica e financeira de instituições do setor solidário.

 

Login