logotipo UMP pt

                                 


Capacitação | Motivar os mais jovens para o voluntariado


O seminário sobre voluntariado nas Misericórdias, que decorreu no dia 23 de novembro em Fátima, teve como finalidade capacitar as instituições com soluções inovadoras para as suas áreas de intervenção. 

 

 “Queremos motivar para o voluntariado através de novas ferramentas e isso implica mudar mentalidades e colocar as Misericórdias no centro da solução. O facto de termos aqui 13 Misericórdias é sintomático da necessidade deste projeto”, referiu a vogal do Secretariado Nacional da UMP responsável pela área do voluntariado, Carla Pereira, no início da sessão.

A apresentação de um manual com ferramentas que facilitam a adesão da comunidade e a integração de jovens voluntários nos projetos das Misericórdias foi um dos primeiros passos para a concretização deste objetivo. “Apostámos num manual simples e acessível, que envolve todos os intervenientes, provedores, colaboradores, utentes e voluntários”, explicou Bárbara Baptista, do Gabinete de Ação Social da UMP. 

Depois de identificadas as necessidades das instituições, o grupo de trabalho constituído pela UMP, Santas Casas de Canha e Aldeia Galega da Merceana e Associação de Estudantes de Medicina definiu metas de trabalho exequíveis para agilizar o processo de divulgação, recrutamento e integração do voluntário em ações concretas. 

Mais do que angariar candidatos, os técnicos envolvidos dizem que a principal dificuldade reside na motivação dos voluntários a longo prazo. 

Leia a reportagem na íntegra no seu Jornal Voz das Misericórdias de novembro. 

Voz das Misericórdias

Linha de Crédito

Concluídos os processos de contratualização dos financiamentos bancários no âmbito da Linha de Crédito de Apoio à Economia Social I e II, divulgamos a lista final de Misericórdias beneficiárias.

Fundo de Reestruturação do Setor Solidário

O Fundo de Reestruturação do Setor Solidário destina-se a apoiar a reestruturação e a sustentabilidade económica e financeira de instituições do setor solidário.

 

Login