logotipo UMP pt

                                 


Oeiras | ‘Os muros começam dentro da nossa cabeça’


O olhar, ninguém mo prende. Assim escreveram os reclusos do Hospital Prisional de Caxias num concurso de escrita promovido pelos visitadores da Misericórdia de Oeiras. A obra de misericórdia é dupla – visitar os presos e os doentes – para quem aqui entra mas o objetivo é um só: trazer o mundo para dentro dos muros que se erguem em todas as direções.

 

“Os muros começam dentro da nossa cabeça. Por isso tentamos ajudar a libertar e dar um pouco de esperança para que eles percebam que há vida para além destas paredes e muros”, explica a coordenadora do grupo de visitadores, que este ano celebra 25 anos de atividade.

O portão metálico abre-se para nos deixar entrar – com a certeza de que voltaremos a sair - dando lugar a mais barreiras de segurança, detetores de metais e aparelho raio x. As preocupações desvanecem-se após o primeiro contacto. “Primeiro pensamos, vamos visitar o mundo dos maus. Mas não é nada disso. Um destes reclusos-doentes podia ser nosso filho”, conta um dos fundadores do grupo da Misericórdia de Oeiras, Silvino Valente.

O principal desafio, e condição para exercício desta missão, é segundo a coordenadora Helena Mendes “desprogramar o preconceito”. “Nunca lhes perguntamos os delitos que cometeram. É mais fácil para nós não saber”. O sigilo é uma das regras que medeia este contacto com o exterior. Mas não a única. Os voluntários não podem trazer nada, exceto material de escrita, nem trocar informações pessoais por correspondência. 

Leia a reportagem na íntegra no seu Jornal Voz das Misericórdias de dezembro.

 

Voz das Misericórdias

Linha de Crédito

Concluídos os processos de contratualização dos financiamentos bancários no âmbito da Linha de Crédito de Apoio à Economia Social I e II, divulgamos a lista final de Misericórdias beneficiárias.

Fundo de Reestruturação do Setor Solidário

O Fundo de Reestruturação do Setor Solidário destina-se a apoiar a reestruturação e a sustentabilidade económica e financeira de instituições do setor solidário.

 

Login