A União das Misericórdias Portuguesas (UMP) informa que angariou donativos no valor total de 798.599,98€ (setecentos e noventa e oito mil, quinhentos e noventa e nove euros e noventa e oito cêntimos), com o objetivo de prestar apoio humanitária e social à população afetada pelos incêndios florestais, recentemente ocorridos na região centro do país.

O valor angariado engloba os donativos para a conta solidária, desenvolvida com a Caixa Económica Montepio Geral, e as receitas de bilheteira obtidas com o concerto “Juntos por Todos”, realizado no MEO Arena – não considerando, no entanto, os donativos das chamadas de valor acrescentado angariados nesta iniciativa.

Com o objetivo de ajudar as famílias o mais rapidamente possível e sem a duplicação de apoios, a gestão dos fundos angariados será desenvolvida de acordo com uma metodologia a definir em protocolo a celebrar com o Instituto da Segurança Social e apoiado no modelo de intervenção do Grupo de Trabalho e Emergência da UMP que está atualmente a trabalhar na região afetada, em estreita articulação com os serviços da Segurança Social, a Autoridade Nacional de Proteção Civil e as Câmaras Municipais e Misericórdias de Pedrógão Grande, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Góis, Pampilhosa da Serra, Sertã e Penela.

Os fundos solidários angariados deverão, prioritariamente, apoiar a recuperação de imóveis de habitação permanente e criar condições para o fomento de emprego que contribuam, a médio prazo, para evitar a desertificação das localidades afetadas e para o desenvolvimento regional e local.

A UMP reafirma que todos os recursos angariados (financeiros e outros) nas diversas iniciativas de solidariedade social promovidas pela ou para a UMP serão investidos no apoio direto às famílias afetadas pelos incêndios florestais da região centro de Portugal.

Para apoiar a gestão de todos os fundos solidários, e no seguimento de uma política de total transparência, será brevemente apresentada uma plataforma digital de consulta pública.