- Início /
- Comunicação /
- Comunicados de imprensa /
- Jogos interativos desafiaram famílias portuguesas a seguirem hábitos alimentares saudáveis
Lisboa, 28 de março de 2017 - A Universidade do Porto e a União das Misericórdias Portuguesas (UMP) vão promover a sessão de encerramento do projeto pioneiro Nutriciência: Jogar, Cozinhar e Aprender, no próximo dia 30 de março, quinta-feira, às 11h00, na Reitoria da Universidade do Porto.
No decorrer deste encontro, que irá contar com a presença do Vice-Reitor da Universidade do Porto, José Manuel Martins Ferreira; do Presidente da UMP, Manuel de Lemos; da Bastonária da Ordem dos Nutricionistas, Alexandra Bento; da Presidente da Associação Portuguesa dos Nutricionistas, Célia Craveiro; e do Chef Hélio Loureiro, será ainda lançado o livro “Nutriciência à Mesa”, que reúne 30 receitas selecionadas para o programa de televisão Nutriciência, e premiadas as Misericórdias que se destacaram ao longo desta iniciativa.
Este projeto inovador, que foi desenvolvido com o objetivo de aumentar a literacia nutricional das famílias portuguesas provenientes de programas de resposta social das Misericórdias portuguesas através de jogos e uma rede social online, contou com a participação, de mais de 40 Misericórdias, de norte a sul do país, abrangendo cerca de 3.000 crianças, entre os três e os cinco anos de idade, e aproximadamente 1.500 famílias.
Inserido no Programa “Iniciativas em Saúde Pública”, gerido pela Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), com o apoio do Serviço Nacional de Saúde, o projeto Nutriciência desafiou as famílias a aprenderem a seguir uma alimentação e nutrição saudáveis, através da realização de jogos e iniciativas inseridas numa rede social para partilha de informação nutricional e de um concurso televisivo de culinária – Nutriciência –, transmitido semanalmente na RTP1.
Sobre o Nutriciência – Jogar, Cozinhar e Aprender:
O Nutriciência é um Projeto financiado pelo Programa EEA Grants (Projeto 0085NU1) com o apoio do Serviço Nacional de Saúde (Ministério da Saúde), Administração Central do Sistema de Saúde IP e Programa “Iniciativas em Saúde Pública”. É promovido pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, em parceria com a Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação, a Faculdade de Engenharia, a União das Misericórdias Portuguesas, a Santa Casa da Misericórdia do Porto e a Universidade de Oslo.
O website do projeto está disponível em: http://www.nutriciencia.up.pt/
Sobre a União das Misericórdias Portuguesas (UMP)
Enquanto promotora da economia social, a UMP tem pautado a sua atuação pelo diálogo entre as Misericórdias e os diversos parceiros institucionais, participando ativamente na definição e execução de políticas públicas sociais, com o objetivo de assegurar respostas sociais e de saúde que contribuam para o desenvolvimento de uma rede de apoio para o bem-estar da população.
Em todo o território português existem atualmente 387 Misericórdias, algumas com mais de 500 anos de existência. Apoiando diariamente mais de 165 mil pessoas em todo o país em áreas sociais estratégicas, como a educação, saúde, inclusão socioprofissional, as Misericórdias detêm 18 hospitais e 111 unidades de cuidados continuados.
Para mais informações contactar:
CV&A | Inês dos Santos – Tlm. 939 743 102 – E-mail. is@cunhavaz.com
UMP| Bethania Pagin – Tlm. 927 983 122 – Email. comunicacao@ump.pt