O Presidente da União das Misericórdias Portuguesas (UMP), Manuel de Lemos, assume hoje, 2 de fevereiro, a presidência da Confederação Portuguesa de Economia Social (CPES).

A CPES tem como objetivos a promoção e a defesa das organizações da Economia Social, representando o sector a nível nacional e internacional e posiciona-se como um parceiro social na concertação, na definição das políticas públicas e nas orientações estratégicas destinadas à Economia Social.

Eleito para um mandato de quatro anos, Manuel de Lemos assume com muita honra a liderança da CPES, com o objetivo de “reforçar o papel das organizações do sector social e contribuir para a coesão e fortalecimento da Economia Social, assim como para a construção de uma sociedade mais justa, mais equitativa e mais coesa, que assegure a dignidade e cidadania e promova a qualidade de vida e o desenvolvimento equilibrado do nosso País”.

Constituída em 2018, a CPES congrega as entidades representativas da Economia Social em Portugal, nomeadamente a UMP - União das Misericórdias Portuguesas, CNIS - Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, CONFAGRI - Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal, CPF - Centro Português de Fundações, CPCCRD - Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto, UMP - União das Mutualidades Portuguesas, ANIMAR - Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local, Confederação Cooperativa Portuguesa, CCRL e APM - Associação Portuguesa de Mutualidades.

A tomada de posse do novo Presidente da CPES decorreu hoje, 2 de fevereiro, na sede da CONFAGRI – Palácio Benagazil, em Lisboa.