Dedicado ao tema “Galerias de Benfeitores”, a oitava edição desta iniciativa organizada pelo Gabinete do Património Cultural da UMP pretende promover uma reflexão científica sobre a realidade patrimonial das Santas Casas e a capacidade e tradição dessas instituições fazerem tributos aos seus benfeitores e honrarem a memória dos seus provedores.
As Misericórdias têm um vasto património cultural, de onde se destacam as galerias de retratos, criadas com o objetivo de homenagear os Provedores e Benfeitores ligados às Misericórdias. Existem mais de 60 Misericórdias com galerias atualizadas, com retratos que datam maioritariamente dos séculos XIX e XX, uma vez que, desde o último quartel do século XIX, as fotografias foram ganhando protagonismo nas Misericórdias, em relação à pintura.
Para além de assegurar apoio e respostas sociais às comunidades onde estão inseridas, as Misericórdias têm nos últimos tempos assumido a missão de salvaguardar, preservar e divulgar o seu património cultural, que inclusive contempla obras de interesse histórico e arquitetónico, procurando, nesse âmbito, atualizar o seu espólio ao nível de Galeria de Retratos. O Dia do Património pretende assim debruçar-se também sobre as boas práticas e os principais desafios para a manutenção e reabilitação deste património.
Para o Presidente da UMP, “Enquanto responsáveis atuais das Misericórdias, cabe-nos a missão de conservar e preservar o património que gerações nos legaram ao longo dos séculos. Prestando tributo a este legado, devemos ser capazes de compreender esse património transmitindo-o, adequadamente valorizado, às gerações que nos sucederem”.
Desenvolvido no âmbito das Jornadas Europeias do Património, o Dia do Património das Misericórdias vai contar com a presença de diversas individualidades na Sessão de Abertura, entre as quais se destacam: a Diretora Regional de Cultura do Algarve, Alexandra Gonçalves; o Bispo do Algarve, D. Manuel Neto Quintas; o Presidente da Câmara Municipal de Monchique e Vice-provedor da Misericórdia de Monchique, Rui Miguel André; o Presidente da UMP, Manuel de Lemos; o Provedor da Misericórdia de Monchique, António Manuel Silva.