A realizar-se no dia 28 de setembro, a partir das 17h30, a conferência conta com a presença do Ministro da Saúde, Manuel Pizarro. do Presidente da UMP, Manuel de Lemos, Vice-Presidente da UMP, Manuel Caldas de Almeida, Provedor da Misericórdia de Lisboa, Edmundo Martinho e Presidente do Conselho Metropolitano de Lisboa, Carla Tavares.

ENVELHECER’ e ‘MA(i)SAD’são os temas em debate na conferência que a União das Misericórdias Portuguesas (UMP) vai promover no dia 28 de setembro, pelas 17h30, na sede da UMP (Rua de Entrecampos, 9, Lisboa).

A conferência vai refletir sobre os desafios do envelhecimento em Portugal e sobre a proposta um novo modelo de serviço de apoio domiciliário, adequado às caraterísticas  sociais e geográficas do país e às necessidades das novas gerações de idosos.

Com início marcado para as 17h30, o debate vai contar com a presença de Ministro da Saúde, Manuel Pizarro; Presidente da UMP, Manuel de Lemos; Vice-Presidente da UMP, Manuel Caldas de Almeida; Provedor da Misericórdia de Lisboa, Edmundo Martinho; e Presidente do Conselho Metropolitano de Lisboa, Carla Tavares.

Esta conferência integra o ciclo de conferências que a UMP está a organizar para debater temas estruturais para a atividade e identidade das Santas Casas, no âmbito do lançamento das publicações ‘Envelhecer’, ‘MA(i)SAD’, ‘Obras de Misericórdia’, ‘Misericórdias no Feminino’, ‘Memória Covid-19’ e ‘Misericórdias: Património com Identidade’, desenvolvidas com financiamento do Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (POISE).

Mobilizando a sociedade civil através da participação de personalidades de diferentes áreas profissionais, desde a política, história, sociologia, comunicação e setor social, as seis publicações promovem uma reflexão para temas estruturais das Misericórdias e transmitem temas complexos de uma forma acessível ao público em geral.