- Início /
- Comunicação /
- Comunicados de imprensa /
- UMP promove condições para financiamento de projetos de apoio à população idosa
A colaboração da UMP com estas entidades surge no âmbito do Projeto de Qualificação das Comunidades Amigas das Pessoas Idosas (PQCAPI) e visa disponibilizar financiamento em condições especiais a entidades do setor solidário (Misericórdias, IPSS e Mutualidades) para apoiar projetos de recuperação ou reconstrução de equipamentos para a terceira idade.
Com este protocolo, a UMP pretende contribuir para qualificar a vida da população portuguesa, que está, tendencionalmente, a envelhecer. Para Manuel de Lemos, Presidente da UMP, “o envelhecimento da população é um problema nacional sério para o qual se tem que dar cada vez mais atenção. Face às tendências de envelhecimento, toda a sociedade tem que trabalhar para se criarem comunidades mais amigas e mais seguras para que a população idosa possa viver com maior qualidade”.
O envelhecimento da população é um dos principais desafios da Europa e de Portugal, em particular, e no contexto nacional não há, atualmente, no quadro comunitário Portugal 2020, financiamento que permita candidaturas autónomas de entidades solidárias para requalificação e/ou construção de raiz de equipamentos sociais para apoio de seniores e mesmo, em certos casos a acordar com o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, alargar a rede de equipamentos sociais.
“Considerando que há, no universo das instituições solidárias nacionais, um número significativo de equipamentos que necessitam de profunda requalificação ou mesmo de substituição, é muito importante o desenvolvimento de protocolos de colaboração com estas entidades financeiras que facilitem o financiamento de projetos para apoiar a população”, reforça o Presidente da UMP.
A UMP vai atuar neste projeto enquanto plataforma agregadora de candidaturas e neste momento, depois de consultar todas as Misericórdias e outras entidades do setor solidário, foram identificadas até ao momento mais de 165 entidades interessadas para o desenvolvimento de projetos que representam um volume financeiro superior a 400 milhões de euros.
O protocolo de colaboração entre a União das Misericórdias Portuguesas, o Millennium bcp, a Caixa Económica Montepio Geral e o Crédito Agrícola vai ser celebrado hoje na sede da UMP, em Lisboa.