A União das Misericórdias Portuguesas (UMP) vai realizar em Fátima, no dia 11 de dezembro, a Assembleia-Geral que vai debater o plano de ação para o próximo ano, 2022. O encontro decorre no Centro Pastoral Paulo VI.

Num contexto ainda dominado pela pandemia, as Misericórdias Portuguesas têm trabalhado arduamente para ultrapassar não só a crise sanitária, como a situação económica que afeta a sustentabilidade financeira das instituições e que também tem sido dificultada pelo cenário político atual.

A atribuição de apoios, como o Plano de Recuperação e Resiliência, mas também de fundos, como o Portugal 2020 e o Portugal 2030, a grande parte das Misericórdias Portuguesas é uma prioridade para a UMP e estará também em debate na Assembleia-Geral.

Consciente dos desafios que as Misericórdias enfrentam, bem como do seu papel junto da população, Manuel de Lemos, Presidente da UMP, destaca que “a UMP vai continuar a desenvolver todos os esforços no sentido de apoiar as Misericórdias.  Além do apoio diário que prestamos através das nossas linhas de serviço, vamos também continuar a manter com o governo um diálogo exigente e honesto para, desta forma, sermos capazes de encontrar as melhores soluções para as famílias portuguesas, sem colocar em causa a sustentabilidade financeira das Misericórdias”.

Assumindo como compromisso continuar a promover melhorias no serviço que as Misericórdias prestam, reforça que “a pandemia colocou-nos desafios, mas também nos fez mais fortes e mais unidos para continuarmos a concretizar a nossa missão - cuidar de quem precisa - e a celebrar a vida, característica maior das Misericórdias em Portugal”.