“Vez dos Sonhos” é a iniciativa de Natal, dirigida aos mais pequenos, organizada pelo CLDS Vez + Futuro, da Santa Casa da Misericórdia de Arcos de Valdevez. A iniciativa é inspirada no programa Árvore dos Desejos e leva as crianças carenciadas do concelho a escrever cartas a contar os seus sonhos.

A ideia surgiu no âmbito do eixo de intervenção II (Intervenção Familiar e Parental) preventiva da pobreza infantil do projeto CLDS Vez + Futuro. Joana Morais, coordenadora técnica do CDLS, adiantou que o objetivo passa “pela concretização de sonhos a crianças que vivem em condições desfavoráveis” e a ideia é que, “através desta iniciativa, algumas crianças arcuenses possam ver concretizados os seus sonhos que de outra forma não seria possível”.

Numa primeira fase, foi contactado o Agrupamento de Escolas de Valdevez e dada a indicação “que a seleção do sonho contemplaria a criatividade, poder de argumentação, empatia e condição económica desfavorecida”. Até ao momento já foram recebidas 107 cartas e Joana Morais adianta que “todas superaram as expectativas, quer pela simplicidade dos sonhos, quer pelo conteúdo da carta e consequentemente o impacto emocional que tiveram em nós”.

Numa fase inicial estava definido “concretizar dois sonhos”, no entanto, depois de “lerem as primeiras cartas”, os elementos do CLDS perceberam “que seria impossível, tendo em conta a forma como os tocaram e pelo facto de serem desejos tão simples”, confessou Joana Morais”. Depois de reunidos esforços, vão ser concretizados um total de oito desejos. Sem revelar muito, a técnica adianta que “alguns sonhos não dependem diretamente de nós, mas estamos confiantes que alguns ídolos dos meninos nos ajudem”.

A adesão e o envolvimento desta iniciativa criaram ainda a certeza que a mesma “será repetida”, apenas ainda não está decidido “se será apenas no Natal ou não”. A coordenadora do CLDS explicou que “a iniciativa foi definida em parceria com o Agrupamento de Escolas e com a Câmara Municipal de Arcos de Valdevez e aberta a todos os alunos do 1º ciclo, no entanto e tendo por base o projeto, a seleção foi feita também mediante as dificuldades económicas de cada agregado”.

Quanto aos sonhos das crianças, nas mais de cem cartas há “um pouco de tudo”, desde viagens para visitar a família, a pedidos para proporcionar um aniversário feliz à mãe, diários ou cadernos para escrever poemas, pedidos para ver o pôr do sol no mar e um que foi comum a vários alunos, que é conhecer o cantor Fernando Daniel.

Joana Morais referiu ainda que “é impossível não referir três que tocaram particularmente”, como foi o caso de “duas amigas que pedem o desejo uma para a outra, sendo que se trata de passarem o fim de semana juntas e um outro para que a amiga possa estar com a família”. A coordenadora destaca ainda “um menino de 9 anos, órfão de pai, que tem como sonho crescer e ser trabalhador, protetor e amigo como o pai e ajudar a mãe nas despesas e pede também para conhecer o Fernando Daniel”.

As cartas foram recebidas até ao passado dia 2 de dezembro e Joana Morais adiantou que como a iniciativa “surgiu com base no programa Árvore dos Desejos da SIC e tendo em conta que muitos pedidos eram para conhecer o Fernando Daniel”, a instituição contactou a Direção de Programas da SIC, que remeteu o pedido para o cantor e estão todos “em conjunto a avaliar a viabilidade da concretização destes sonhos”.

Voz das Misericórdias, Joana Duarte