O programa de férias da Misericórdia das Caldas da Rainha visa ocupar e desenvolver competências pessoais em jovens entre os 14 e 18 anos.

O Centro de Recursos Comunitários, resposta social da Santa Casa da Misericórdia das Caldas da Rainha, proporcionou uma semana de férias diferente aos jovens do ensino secundário que se inscreveram no Atreve-te 2018. Este programa visa desenvolver atividades que estimulem competências pessoais e de empreendedorismo entre jovens dos 14 aos 18 anos.

Em declarações ao VM, a responsável pelo projeto, Zaida Varela, explicou em que é que este consiste. “O Atreve-te é um programa de férias no qual se tenta que todos os dias, ao longo de uma semana, os jovens experienciem várias atividades e que desenvolvam as suas competências empreendedoras e pessoais, como a autoestima, a entreajuda, a criatividade, o espírito de equipa, entre outras”.

O projeto da Misericórdia das Caldas surgiu em 2016 como forma de preencher uma falha que existia na comunidade, continua a explicar Zaida Varela. “Não havia muito trabalho a ser feito na comunidade na área do desenvolvimento pessoal e também nos demos conta de que normalmente as férias são para uma faixa etária mais jovem. Havia esta falha com os jovens dos 14 aos 18 anos que quisemos colmatar”.

Com vagas limitadas a 15 inscrições, a terceira edição do Atreve-te contou apenas com a participação de 10 jovens, o número mais baixo até hoje, segundo a responsável. “Os jovens nesta faixa etária não estão muito virados para estas coisas. Normalmente são os pais que os inscrevem”.

Zaida Varela confidenciou que os jovens chegam ao primeiro dia das atividades relutantes, mas terminam quase sempre a pedir para fazer mais dias, o que “infelizmente não nos é possível por termos outros compromissos”.

Na edição deste ano, os jovens desenvolveram ações educativas, de voluntariado, de aventura e de sensibilização para questões ambientais. Das atividades desenvolvidas destacam-se a aula de serigrafia na Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha e aulas de equitação, tiro laser e ginástica militar na Escola de Sargentos do Exército. Destaque também para o Centro de Educação Especial Rainha D. Leonor, onde desenvolveram uma ação de voluntariado no espaço de ocupação de tempos livres, e uma atividade de plogging, que alia a prática desportiva à apanha de lixo, na praia da Foz do Arelho.

Recorde-se que a Santa Casa da Misericórdia das Caldas da Rainha foi fundada no ano de 1928 e hoje acompanha diariamente quase 300 utentes em respostas sociais variadas.

Voz das Misericórdias, Sara Pires Alves