A Misericórdia da Horta, através do seu centro de atividades ocupacionais (CAO), desenvolverá um conjunto de três ações de mobilidade no âmbito do programa Erasmus +, sob o projeto “A Arte como Expressão de Emoções”. A iniciativa surge no âmbito dos 500 anos da Misericórdia e dos 20 anos do CAO, ambos comemorados em 2020.


Para o efeito, os colaboradores do CAO embarcarão numa viagem para a observação de novos modelos de integração e a aquisição de novos conhecimentos para trabalhar com os seus utentes.

Célia Pereira, secretária-geral da Mesa Administrativa, explica que esta candidatura ao Erasmus + surge na modalidade de educação de adultos. Desta feita, o objetivo é formar os colaboradores para transformar essa formação “numa melhor prestação de serviços aos utentes do CAO”.

Serão realizadas três mobilidades. A primeira é um curso de uma semana, lecionado em Barcelona, que tem como tema “Art as a therapy: self expression and special needs en Art Education” (A arte como terapia: autoexpressão e necessidades especiais em Educação da Arte [tradução livre]). Com data incerta devido à Covid-19, supõe-se que esta formação será realizada no início de 2021.

As segunda e terceira mobilidades dar-se-ão através de “job shadowing”, um processo através do qual o profissional tem a oportunidade de “ver outras instituições mais avançadas trabalharem na área para verem o que fazem”, o que resultará em “trazer algo novo para implementar e divulgar, traduzindo-se numa melhoria da nossa forma de trabalhar e de chegar aos utentes”. A primeira visita para observação acontecerá em Heidelberg, na Alemanha, em outubro de 2021, e a segunda em Amesterdão, na Holanda, em abril de 2022.

No total este programa abrangerá oito colaboradores do CAO que, neste momento, tem 35 utentes. Já foram realizadas diversas atividades artísticas, às quais os utentes “respondem muito bem”. Exemplo disso é a concretização de diversas atividades que envolvem o Grupo Folclórico do CAO da Misericórdia da Horta, o conservatório de dança da Horta, recitais de poemas e leitura e, ainda, peças teatrais.

Voz das Misericórdias, Linda Luz