- Início /
- Crianças e Jovens /
- Notícias /
- Leiria | Alojamento com capacidade para acolher 30 estudantes
Segundo o provedor Carlos Poço, a decisão de alterar o uso do edifício deveu-se ao facto de a manutenção da valência de lar naquele bloco exigir uma intervenção profunda para corresponder às exigências legais atuais. O responsável frisa que as instalações têm cerca de 40 anos e precisavam de "grandes obras" para dar cumprimento às exigências técnicas que lhe permitissem continuar a acolher pessoas idosas. A opção passou, então, por "alterar a função" e fazer reparações e adaptações no edifício, incluindo a criação de um acesso independente e direto ao edifício da residência estudantil, disponibilizando uma nova resposta "tão necessária na cidade".
“Os quartos têm todas as condições. Dispõem de áreas generosas e boa luminosidade”, sublinha Carlos Poço, que admite a possibilidade de, no futuro, alargar a resposta, "se correr bem e houver procura suficiente", através da adaptação de um espaço ainda disponível no edifício.
Para já, a residência está preparada para acolher 30 jovens, em quartos duplos e individuais, todos com casa de banho privativa e roupeiro e servidos com zonas comuns, como salas de estar e de estudo, biblioteca, refeitório, cozinha, sistema de controlo de acesso, videovigilância e elevador.
A instituição disponibiliza também vários serviços extra mediante contratação, como refeições, lavandaria, limpeza de quarto e estacionamento, bem como fisioterapia, consultas de medicina geral, psicologia e nutrição, acrescenta Carlos Poço, referindo que a equipa de apoio à residência estudantil é a mesma do lar, seguindo uma lógica de "otimização de recursos".
Mais do que um espaço de alojamento, "estas residências representam uma forma inovadora de acolher jovens, promover o convívio intergeracional e reforçar a ligação da Misericórdia à comunidade académica de Leiria", salienta a instituição, sublinhando que esta resposta contribui ainda para a diversificação das suas fontes de rendimento.
Recorde-se que para apoiar as famílias, algumas Misericórdias estão a disponibilizar alojamento para estudantes universitários. Além de Leiria, as Santas Casas de Barcelos, Coimbra, Évora, Faro, Pernes, Porto e Vila Real representam cerca de 300 soluções habitacionais para os jovens deslocados de casa. As candidaturas podem ser feitas através dos sites institucionais.
Voz das Misericórdias, Maria Anabela Silva