O principal objetivo deste projeto consiste em “capacitar os colaboradores das respostas sociais da infância/deficiência de instituições particulares de solidariedade social (IPSS), bem como docentes e auxiliares de ação educativa, podendo as mesmas suscitar a curiosidade de outros agentes educativos como pais/encarregados de educação e outros técnicos desta área de intervenção”, como nos explicou Manuela Lobato, diretora na área da infância desta Misericórdia.
Manuela Lobato explicou ao VM que a ideia das jornadas surgiu em conjunto com um grupo de estagiários nas áreas de Psicologia, Educação Pré-Escolar e 1º ciclo e Intervenção Educativa em Creche, “tendo em conta as necessidades de formação evidenciadas ao nível das respostas sociais da infância e também com o intuito de dar nota que numa instituição como a nossa, que fica num concelho marcado pela interioridade, investimos fortemente na inovação social e em procurar novas metodologias de trabalho que acompanhem a evolução dos tempos”.
As temáticas abordadas foram escolhidas por serem “essenciais no exercício das funções dos destinatários. Os motivos da escolha encerram-se no nome que escolhemos para a sequência de webinares, uma vez que a saúde mental, a educação inclusiva e o superior interesse das crianças são fundamentais para garantir que estas têm o melhor futuro possível”.
A diretora explicou ainda que, “atendendo às alterações provocadas pela pandemia, nomeadamente com o encerramento das respostas sociais dedicadas à infância e de outros contextos educativos, tornou-se imperativo falar em saúde mental infantil e de educação inclusiva, porque os contextos educativos são de todos e para todos, como de todos é a responsabilidade de termos crianças saudáveis e felizes”.
Por fim, Manuela Lobato e a equipa de estagiários deixaram um agradecimento a Paula Domingues, mesária responsável pelas respostas sociais da infância, bem como ao provedor Jorge Ribeiro, por todo o apoio dedicado a esta iniciativa.
Voz das Misericórdias, Joana Duarte