A Misericórdia de Vila Viçosa lançou um concurso de ideias destinado a estudantes do ensino secundário que visa a aproximação dos jovens ao mercado de trabalho e o desenvolvimento de projetos empreendedores que respondem às necessidades do território. A iniciativa “Dá combustível às tuas ideias!” é promovida pela equipa CLDS 4G Motor Social e decorre ao longo do primeiro trimestre de 2022, com apresentações intercalares e acompanhamento técnico na definição do modelo de negócio. A fase de pré-inscrições termina a 31 de dezembro de 2021.

De acordo com o coordenador do CLDS 4G Motor Social, gerido pela Santa Casa, esta iniciativa insere-se num dos eixos de atuação que visa a promoção da empregabilidade, capacitação e valorização dos indivíduos e famílias. Desde que foi criado, em maio de 2020, este instrumento promoveu bootcamps, workshops e outras atividades de valorização escolar e profissional do público jovem, com enfoque no empreendedorismo.

“Queremos mostrar-lhes, com atividades práticas, que todas as ideias são válidas e que, mais do que a criação de negócios, o empreendedorismo pode ser uma atitude perante a vida, para melhoria da comunidade em redor. Como já lhes demos algumas ferramentas, queremos agora que olhem de forma crítica para o concelho e nos transmitam aquilo que acham possível fazer. Vamos dar voz aos jovens”, adiantou Nelson Rebola ao VM.

No âmbito do concurso de ideias, os jovens são desafiados a identificar necessidades e soluções no território, desenvolvendo competências de gestão, liderança, comunicação, espírito crítico e sentido de comunidade. O objetivo, segundo nota e regulamento, é encorajá-los a tornarem-se cidadãos mais participativos e responsáveis, prevenir o abandono escolar e fomentar o conhecimento prático da realidade económica e social local.

Em equipas de quatro elementos, os candidatos são convidados a apresentar uma ideia de negócio, serviço inovador ou projeto social, com impacto na comunidade e na região.  As propostas vencedoras serão premiadas com vales de compras para utilizar em estabelecimentos comerciais do concelho, oferecidos pela Câmara Municipal.

Voz das Misericórdias, Ana Cargaleiro de Freitas