Numa tarde onde a beleza e o glamour foram os denominadores comuns, os idosos desfilaram em estilos diferentes, dando a conhecer as tendências de moda das décadas passadas e mostraram que ‘velhos são os trapos’.
O evento, que decorreu no Salão do Moinho de Vento, teve como objetivo, segundo a Misericórdia de Almeirim, promover e trabalhar a autoestima dos utentes destas instituições, para além de promover um dia diferente para estes seniores, em prol de um envelhecimento ativo.
A ideia passou por recriar, numa passerelle, o guarda-roupa dos anos 60, 70 e 80, com modelos muito especiais. Cinco tipos de indumentária foram propostos neste desfile: o traje de cerimónia, roupa de trabalho, praia, dormir e, por fim, os noivos, os mais aguardados.
Em diversos estilos, os utentes desfilaram sobre uma passadeira vermelha e mostraram que o verdadeiro espírito da atividade se centrou na alegria de viver uma experiência diferente e recompensante.
Para fechar o evento, no qual os seniores do Lar de São José, da Santa Cada anfitriã, foram modelos por um dia, houve lugar a dois momentos de animação e confraternização: um “bailarico”, seguido de uma aula de Zumba (programa de fitness inspirado na dança latina), a cargo da instrutora Joana Pernas, que animou este encontro.
Entre as diversas instituições que marcaram presença estiveram três Misericórdias do Ribatejo: Salvaterra de Magos, Santarém e Pernes. Nas redes sociais, as três Santas Casas agradeceram aos anfitriões pela iniciativa e mostraram aos internautas uma parte dos modelos que passaram pela passerelle.
Voz das Misericórdias, Filipe Mendes