Alguns idosos da Misericórdia de Bragança arregaçaram as mangas e lavraram a terra no parque de merendas de Alfaião, aldeia do concelho, em memória de outros tempos

Alguns idosos da Misericórdia de Bragança arregaçaram as mangas e lavraram a terra no parque de merendas de Alfaião, aldeia do concelho, em memória de outros tempos.

 


Para muitas destas pessoas a agricultura representou em tempos “o único meio de subsistência no meio rural”. Por isso esta foi uma oportunidade de recordar e reviver.

Segundo nota informativa, João Elias, de 88 anos, e João Branco, de 92, escavaram a terra com uma “agilidade impressionante” para a idade. Quando era mais novo, o primeiro passava os dias a lavrar no campo com uma junta de bois. “Eram tempos difíceis mas alegres”, recorda.

Além de desfrutar da paisagem natural, o grupo participou num torneio de jogos tradicionais, assistiu a uma atuação do grupo de cantares da instituição e conviveu com os habitantes da aldeia.

Por tudo isto, a instituição fez notar que este foi um dia em cheio, vivido em “família”, que deixou um rasto de boas memórias e “vontade de repetir”.