Na véspera de São João, todos os caminhos foram dar ao pátio da Misericórdia de Cascais.

Engalanado a preceito, com flores, grinaldas e manjericos, o largo da sede encheu-se de convivas para receber a inauguração da exposição “Santos no Pátio”, na tarde de 23 de junho.

As peças em destaque na sede da Misericórdia, desde manjericos e vasos de cerâmica a representações diversas do Santo António, nasceram das mãos dos utentes dos centros de dia de São Miguel e ATL da Galiza e centro de convívio Os Vinhais. Todas as semanas, os idosos dirigem-se ao ATL da Galiza para aprender técnicas básicas de cerâmica, com a orientação da ceramista Elsa Gama.

“A cerâmica é uma forma de os valorizar como pessoas perante a família e a comunidade”, explicou a responsável pelo ateliê “Caminhos de Barro”. Enquanto dão forma ao barro, em muitos casos pela primeira vez na vida, os utentes aprendem a ultrapassar obstáculos e reforçam a sua autoestima.

Para a provedora Isabel Miguéns, esta é uma “nova abordagem ao envelhecimento” que permite aos idosos “fazer coisas bonitas que valorizamos e imaginamos ver nas nossas casas”. E a prova das mais-valias do projeto está na expressão de felicidade dos utentes quando vislumbram uma das peças que modelaram ou recebem um elogio dos amigos e familiares que decidiram marcar presença neste dia.

Ver reportagem completa no jornal “Voz das Misericórdias”.