Promover “a autoestima dos idosos” e o “reconhecimento da beleza neste ciclo de vida” são os principais objetivos da exposição de fotografia ‘realIDADES’, promovida pela Santa Casa da Misericórdia de Mértola, através da sua Ludoteca Itinerante.

A mostra, composta por 31 imagens captadas pela câmara da fotógrafa profissional Sandra Ventura, tem estado patente, ao longo deste mês de junho, na Casa das Artes Mário Elias, na vila alentejana de Mértola, num trabalho que explora “sem preconceitos o conceito de beleza” do meio, física ou interior.

Ao mesmo tempo, esta exposição valoriza “os encantos” de quem partilhou “as suas vivências e histórias”, conforme explica a coordenadora da Ludoteca Itinerante da Misericórdia de Mértola, Maria Emília Colaço.

Segundo esta responsável, a exposição resulta de um desafio lançado a Sandra Ventura, que tirou fotografias aos idosos que participam no projeto da Ludoteca Itinerante. O resultado são 92 imagens de idosos “nas suas rotinas diárias”, das quais 31 têm estado expostas em painéis na Casa das Artes Mário Elias e as restantes disponíveis em formato digital em https://www.facebook.com/sandraventurafotografia.

São imagens que “nos convidam a refletir sobre o conceito de beleza e mostram que a mesma não tem limite de idade”, diz Maria Emília Colaço, para logo acrescentar: “Todas as fases da vida do ser humano são importantes e chegar a esta fase é por si só um testemunho de vivências, uma experiência de vida que devemos valorizar”.

A par disto, a exposição tem ainda a particularidade de mostrar “a beleza que é também chegar a esta idade e ainda estarmos ativos e colaborarmos neste tipo de projetos”, reforça Maria Emília Colaço.

A iniciativa ‘realIDADES’ é fruto do trabalho desenvolvido pela Ludoteca Itinerante da Misericórdia de Mértola, contando com os apoios da Fundação Calouste Gulbenkian (que cofinancia o projeto), da Câmara Municipal de Mértola e da Junta de Freguesia de Mértola, e das empresas Fidelidade Seguros, Somincor – Sociedade Mineira de Neves-Corvo e Delta Cafés.

Além da exposição, o programa da iniciativa, que arrancou a 6 de junho, incluiu sessões de contos para crianças, o lançamento do livro “Ludoteca Itinerante: Histórias contadas pelos nossos avós” e a apresentação do espetáculo gímnico “Portugalidades”, pelo grupo MAG, da Escola Básica 2,3/Secundária de Mértola.

A fechar o evento ‘realIDADES’ terá lugar uma mesa-redonda na tarde de 30 de junho, subordinada ao tema “O envelhecimento em casa e na comunidade – Oportunidades e desafios”.

Quase 30 anos de trabalho

A Ludoteca Itinerante da Misericórdia de Mértola leva já quase 30 anos de trabalho no terreno, primeiro a apoiar as escolas e a combater o insucesso escolar, passando depois a servir a população mais idosa do concelho, sobretudo os que vivem isolados.

“Vamos sobretudo junto daqueles que estão mais distantes da sede de concelho, levando serviços e atividades”, explica a coordenadora Maria Emília Colaço, acrescentando que a Ludoteca Itinerante percorre “64 localidades para ir ao encontro dos mais idosos”.

Esta resposta, que é financiada pela Fundação Calouste Gulbenkian, tem vindo a “reinventar-se” ao longo dos anos, o que sucedeu também durante o período mais crítico da pandemia de Covid-19, continua a responsável.

“Tivemos de reinventar muitas das atividades que estavam inicialmente previstas e fomos de porta em porta para apoiar quem está em casa”, diz.

Foi esta atitude que levou a Ludoteca Itinerante da Misericórdia de Mértola a fechar o passado ano de 2021 com um total de 324 pessoas apoiadas, desde o empréstimo de livros ao apoio na medicação. “É o total de pessoas que passaram por nós e que usufruíram das nossas atividades”, conclui Maria Emília Colaço.

Fotografia: Sandra Ventura (ver galeria de fotografias)

Voz das Misericórdias, Carlos Pinto