As Misericórdias de Óbidos e Caldas da Rainha marcaram presença na tertúlia “O Poder dos Velhos”, que se realizou no Josefa d’Óbidos Hotel, no âmbito do programa do FOLIO – Festival Literário Internacional de Óbidos.

A sessão decorreu na tarde do dia 15 de outubro e consistiu numa conversa entre a médica Isabel do Carmo e a enfermeira Carmen Garcia, com a presença de Margarida Reis, do município de Óbidos, tendo sido moderada pelo editor Alexandre Vasconcelos e Sá.

A primeira intervenção coube a Isabel do Carmo e depois foi a vez da enfermeira Carmen Garcia fazer uma breve exposição, como conta a diretora de serviços da Misericórdia de Óbidos, Maria José Ferreira, que esteve como representante na sessão. Com a conversa sempre em torno do tal ‘poder dos velhos’, da temática do envelhecimento e “a maneira como vão envelhecendo”, o evento conseguiu suscitar novas perspetivas nos trabalhadores das Santas Casas.

“Há determinadas coisas que nem víamos porque fazemos todos os dias e é bom este despertar de consciência. Não é um assunto novo, mas efetivamente com a enfermeira Carmen e a partilha que ela fez da experiência que tem em contexto de lar, foi importante porque há determinadas coisas que já fazemos tão automaticamente que nem nos apercebemos de que podíamos usar outros métodos e foi importante nessa parte”, conta a diretora.

No decorrer da sessão, o moderador leu um excerto do livro ‘A Última Solidão’, de Carmen Garcia, onde a própria faz vários retratos de pessoas velhas (ficcionadas) a partir da sua experiência profissional em contexto hospitalar e de lar.

Tendo contado com uma ávida participação na conversa, a sala que estava preparada para cerca de 30 pessoas acabou por encher. “Havia pessoas de pé, pessoas na rua, era pessoas por todo o lado”, conta Maria José Ferreira.

Entre as entidades convidadas, além das duas Misericórdias, foi também a Universidade Sénior Rainha Dona Leonor e o Centro Social Paroquial de Caldas da Rainha.

Voz das Misericórdias, Duarte Ferreira