A iniciativa “Cultura para todos: Música e inclusão para todos” iniciou em várias Misericórdias do Alto Minho, sendo promovida pela Academia de Música de Viana do Castelo – Conservatório Regional do Alto Minho.

O projeto visa dinamizar práticas artísticas multidisciplinares na terceira idade, como plataforma para promover a inclusão social e a igualdade de oportunidades no acesso às artes e à fruição cultural. Estas atividades estão assentes numa lógica de inclusão pela cultura o que promove a melhoria de bem-estar físico e psicológico.

As sessões com os idosos já iniciaram, com as limitações que a pandemia exige, e decorrem em diversas Misericórdias de todo o distrito, nomeadamente Arcos de Valdevez, Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte de Lima, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira.

O projeto vai decorrer durante todo o ano de 2021 e tem ainda como objetivos promover a aquisição e desenvolvimento de competências sociais e pessoais de idosos através de práticas artísticas; contribuir para o aumento dos sentimentos de pertença na comunidade e o reforço da coesão social; dar a conhecer e experimentar outras formas de composição musical com a utilização das novas tecnologias; desenvolver atitudes e capacidades de aprendizagem através da inclusão de conteúdos culturais; promover a escuta ativa e informada e ainda fomentar o gosto pela participação cultural e o apreço pelas artes.

A iniciativa promovida pela Academia de Música de Viana do Castelo tem financiamento Europeu do NORTE 2020, com um investimento de cerca de 65 mil euros.

Voz das Misericórdias, Joana Duarte