A Misericórdia de Pampilhosa da Serra lançou oficialmente a sua ‘Rádio Sénior’. O arranque deste projeto, financiado pelo programa ‘Mais Ajuda’, teve lugar a 1 de outubro, data em que se celebra o Dia Internacional do Idoso e o Dia da Música.

“A Rádio Sénior é um mecanismo ativo para que consigamos combater o isolamento, num território do interior onde a solidão é um problema”, afirma o provedor da Misericórdia de Pampilhosa da Serra. António Sérgio Martins declara ao VM que através desta iniciativa alguns idosos parecem ter “renascido, tendo em conta a vontade de partilhar os seus saberes e as suas memórias junto dos seus concidadãos”.

“Está a ser uma experiência única, muito positiva e que queremos ver replicada. Já estamos a fazê-lo, saindo das paredes da Santa Casa, para chegarmos, a curto prazo, às Misericórdias do distrito”, salienta o provedor.

A psicóloga Flávia Brito é a coordenadora deste projeto coletivo, “que tem uma vasta equipa na sua base”. Acentuando a dinâmica da comunidade local e regional, esta responsável sublinha tratar-se de “uma rádio que foi pensada para ser feita por idosos para idosos”, com “o objetivo de integrá-los e de envolvê-los, o máximo possível, na construção e no desenvolvimento das rubricas radiofónicas”.

“Queremos dar voz aos utentes da nossa instituição, promovendo a sua interação com a comunidade”, observa Flávia Brito, realçando a colaboração do técnico Sérgio Fonseca, que tem em mãos a parte logística desta rádio tão distinta na sua capacidade de interação social.

João Carlos Silva, de 32 anos, é outro dos elementos da equipa que movimenta a Rádio Sénior, na Misericórdia de Pampilhosa da Serra, onde, há mais de uma década, fez o seu estágio curricular no âmbito de um curso tecnológico na área da ação social. Hoje, faz “parte da casa” e retoma as experiências radialistas improvisadas de um jovem mais reservado devido “a algumas limitações visuais e ligeiramente físicas”. Cheio de esperança, diz-nos: “Queremos envolver as pessoas, sobretudo, os nossos utentes. Mas, depois, isto vai chegar a todo mundo.”

Na manhã de 1 de outubro, durante a sessão oficial de arranque do projeto, o VM conversou com João Alves, de 77 anos e que se entretém “a fazer uns trabalhinhos numa horta junto da Santa Casa”. “Para mim, é uma terapia”, confirma este utente, na expectativa da sessão inaugural da também já sua Rádio Sénior, “ideia maravilhosa” a que pensa associar-se: “Estarei ao dispor para tudo o que fizer falta, embora não sirva para contar anedotas!”

A Rádio Sénior, que resulta de uma candidatura vencedora da segunda edição do Programa ‘Mais Ajuda’, constitui um projeto de impacto regional e de intervenção junto da população idosa deste território envelhecido e de baixa densidade demográfica, no distrito de Coimbra. Daí o “slogan” da nova experiência radiofónica: “uma estação para combater a solidão”.

Segundo os responsáveis por esta iniciativa comunicacional e de recreação, os seniores vão estar no centro da respetiva programação, sugerindo os conteúdos que vão ser desenvolvidos, aproveitando a experiência acumulada e as histórias de vida de cada um dos intervenientes na Rádio Sénior.

O ‘Mais Ajuda’ é um programa patrocinado pelo Lidl, pelo Grupo Renascença Multimédia e pela Beta-i.

Voz das Misericórdias, Vitalino José Santos