Projeto REDE, da Misericórdia da Redinha, foi distinguido pelo Prémio BPI La Caixa 2020 Rural, no início de dezembro

A Misericórdia da Redinha foi distinguida pelo Prémio BPI La Caixa 2020 Rural, no início de dezembro, com um projeto que visa o diagnóstico e acompanhamento de pessoas idosas em situação de isolamento social e geográfico a residir na freguesia. REDE vem responder ao isolamento da população, agravado pelo contexto de pandemia, com um leque de serviços alargado que incide na satisfação de necessidades básicas e promoção do convívio à distância.

Em declarações ao VM, o provedor Mário Sacramento justificou a pertinência do projeto com a caracterização sociodemográfica da freguesia em que estão inseridos: índice de envelhecimento elevado (229 idosos por cada 100 jovens), dispersão geográfica e ausência de retaguarda familiar. “Vivemos num meio rural, com menos de 2500 residentes e estamos a falar de uma zona desertificada, onde as pessoas idosas acabaram por ficar sem a sua rede de suporte, depois de os familiares saírem para os principais centros urbanos”.

A Misericórdia da Redinha tem duas respostas sociais na área do envelhecimento, centro de dia e serviço de apoio domiciliário, e desta forma consegue alargar a sua intervenção junto da comunidade e dar resposta a todos aqueles que não são abrangidos por serviços sociais. “A nossa intervenção acaba por ser limitada face às necessidades da comunidade e aqui sentimos que podemos fazer algo, sobretudo numa altura em que essas necessidades se agravaram”.

Até ao momento, a Santa Casa sinalizou 313 pessoas idosas sós ou a residir com pessoas do mesmo grupo etário, que poderão beneficiar deste apoio, comprometendo-se a apoiar pelo menos metade das pessoas identificadas, no decorrer do próximo ano.

A resposta de proximidade vai incidir na satisfação das necessidades básicas, como a aquisição de bens essenciais, acompanhamento a consultas e exames e encaminhamento a serviços de saúde, assim como no combate ao isolamento, promoção do convívio à distância, com recurso à tecnologia através de uma linha telefónica disponível, e acesso a prestações sociais.

“É um trabalho porta a porta e é isso que faz toda a diferença, vamos percorrer todas as aldeias da freguesia, num total de 34, com todas as regras de segurança e uso de equipamentos de proteção individual, para garantir a segurança de todos e chegar ao maior número de pessoas possível”, asseverou o responsável da Santa Casa.

Para operacionalizar o projeto, a instituição conta com uma equipa constituída por dois profissionais com formação na área social, onde se inclui a diretora técnica Sílvia Lourenço, “já conhecida pela população”, e um técnico contratado para o efeito. Está ainda prevista uma articulação estreita com diversas entidades locais.

A Misericórdia da Redinha foi premiada pelo BPI La Caixa Rural, com uma verba de 27.550 euros, pelo segundo ano consecutivo, o que representa para o provedor uma “grande honra” e motivação para continuar a intervenção de “olhos postos nas necessidades e potencialidades da comunidade, pois só assim é possível acrescentar valor”. O projeto agraciado em 2019, CUIDAR(-TE), acompanhou 30 cuidadores informais, em 2020, ao nível da capacitação, apoio psicológico e cedência de ajudas técnicas.

Voz das Misericórdias, Ana Cargaleiro de Freitas