Melhorar a qualidade de vida, promover a autonomia e minimizar o isolamento dos idosos da freguesia de Semide e Rio de Vide é o grande objetivo do projeto “Envelhecimento inclusivo no mundo rural” da Santa Casa da Misericórdia de Semide.

A funcionar desde o início do mês de junho, o projeto “Envelhecimento inclusivo no mundo rural” consiste num serviço de “transporte e acompanhamento dos idosos aos serviços de saúde e de proximidade, como ir a consultas, ao banco ou à segurança social”. Dina Brandão, diretora técnica da Misericórdia de Semide, explica que esta era uma “necessidade há muito sentida na freguesia” e que conseguiram colocar em prática com a ajuda do Prémio BPI la Caixa Rural 2019 que “apoiou o projeto com uma carrinha de nove lugares”.

Pensado para apoiar 90 idosos, o projeto, explicou a diretora técnica, tem como público alvo os utentes do centro de dia e do serviço de apoio domiciliário da Misericórdia, estando também aberto aos “idosos da união de freguesias que apresentem alguma dependência para deslocações a serviços públicos, que estejam em isolamento social”.

Com este projeto a Santa Casa quer, segundo Dina Brandão, melhorar a qualidade de vida das pessoas idosas, “mantendo-os nos seus domicílios, no seu meio habitual de vida, evitando assim a sua institucionalização precoce”.

“Desde que o projeto está na rua que os nossos idosos dizem que se sentem muito mais apoiados e acompanhados no seu dia-a-dia, principalmente numa época como a que vivemos é muito importante este suporte e acompanhamento”, refere a diretora técnica.

Este serviço, que conta com uma equipa composta por uma assistente social, um auxiliar de serviços gerais e dois voluntários, funciona por marcação e não tem qualquer custo para os idosos.

O projeto “Envelhecimento inclusivo no mundo rural”, que tem a duração de um ano, foi um dos vencedores do prémio BPI la Caixa Rural 2019, mas dada o surgimento do vírus SARS-COV 2 apenas entrou em funcionamento no início do mês de junho de 2020.

Voz das Misericórdias, Sara Pires Alves