As Misericórdias de Alcácer do Sal, Bragança, Fronteira, Mirandela e Monforte comemoram o 500º aniversário da fundação em 2018.

Para assinalar a efeméride, as instituições prometem fazer jus ao património histórico e preparar-se para os desafios do futuro.

As Santas Casas de Monforte e Alcácer do Sal pretendem capacitar as instituições para o cuidado aos mais dependentes, através da requalificação de equipamentos, e Fronteira quer continuar a ser uma referência na criação de emprego e no cuidado a quem mais necessita.

No nordeste trasmontano, as Santas Casas de Bragança e Mirandela prometem homenagear a história envolvendo irmãos, colaboradores, utentes e comunidade.

Alcácer do Sal, Monforte, Mirandela, Bragança e Fronteira fazem parte do conjunto de Santas Casas fundadas no reinado de D. Manuel I (1469-1521), na sequência de privilégios concedidos pela coroa.

Segundo a investigação desenvolvida para a coleção “Portugaliae Monumenta Misericordiarum”, a rápida proliferação de Misericórdias – apurou-se a existência de 75 instituições nesse período - deve-se a um “processo gradual de construção do Estado e de um poder centralizado no Portugal de inícios de quinhentos”.

Para ler na íntegra na edição de janeiro do jornal Voz das Misericórdias.