A 5ª edição da Academia Y.ES decorreu entre os dias 5 e 22 de julho. Esta iniciativa é promovida anualmente pela Cooperativa António Sérgio para a Economia Social (CASES) e visa sensibilizar e promover a aquisição de conhecimentos e competências que potenciem o desenvolvimento de projetos de economia social.

Como em outros anos, o programa desta edição contou com 14 sessões formativas, que estavam, segundo nota da CASES, estruturadas “de forma contínua e dinâmica, equilibrando-se os momentos de exposição teórica com aplicação prática, momentos de trabalho em equipa, de descontração, de atividades de networking e partilha”.

Esta iniciativa, que é direcionada a técnicos de entidades do setor social ou a pessoas interessadas nesta área que pretendam desenvolver ou consolidar um projeto no âmbito das organizações da economia social, contou, nesta 5ª edição, com a participação de 27 pessoas o que corresponde a 14 projetos apresentados. Entre eles encontravam-se projetos de colaboradores das Misericórdias de Ovar, Melgaço, Pernes e Sintra.

A maioria dos projetos apresentados pertenciam a pessoas que se encontram já no mercado de trabalho (63%) e visavam dar respostas na área da saúde mental, do desporto adaptado, apoio à criação do próprio emprego, criação de centros de atividades e estudo para crianças desfavorecidas, melhorar a qualidade de vida da população depois dos 65 anos, promover a inclusão social através da arte e cultura, dinamizar atividades para toda a comunidade, entre outros.

Ao longo das 39 horas de formação, foram abordados temas como a composição do setor social e das várias entidades da economia social, a importância e relevância do voluntariado neste setor, como desenvolver um projeto de forma estruturada para que possa ser implementado por uma entidade da economia social e como elaborar um plano de negócios e conceção do projeto.

A Academia Y.ES, que é gratuita, decorreu mais uma vez online, através da plataforma Zoom, e contou com a participação dos representantes das várias entidades do setor social que apresentaram a família da economia social que representam e analisaram de forma qualitativa os projetos apresentados.

Voz das Misericórdias, Sara Pires Alves