A Associação Portuguesa de Imprensa entregou à Misericórdia de Alcáçovas 1500 máscaras doadas pelo jornal Shangai Daily News

A Associação Portuguesa de Imprensa (API) entregou 1500 máscaras sanitárias à Santa Casa da Misericórdia de Alcáçovas, através de uma doação do jornal chinês Shangai Daily News. Segundo notícia avançada pelo jornal O Setubalense, a doação do periódico, que é um dos mais antigos da China, surge na sequência de uma pesquisa desenvolvida pela API na procura de títulos de imprensa centenários em todo o mundo, com o objetivo de abrir na vila alentejana um Centro de Estudo e Interpretação dos Jornais Centenários de Portugal e do Mundo.

Em declarações ao diário, o presidente da API afirmou que “não houve qualquer hesitação ao decidir que o material seria para entregar à Santa Casa da Misericórdia de Alcáçovas”. A escolha, disse João Palmeiro, tem a ver com um detalhe histórico: foi em Alcáçovas que o primeiro tratado que antecedeu o Tratado de Tordesilhas, entre Portugal e Espanha para divisão do mundo, foi assinado.

Por isso, “Alcáçovas é um lugar de grande simbolismo” e com este Centro de Estudo e Interpretação dos Jornais Centenários de Portugal e do Mundo, a vila alentejana passará a ser uma referência para “académicos, investigadores, professores e simples visitantes interessados pelas histórias”, concluiu em declarações ao Setubalense.

João Penetra, provedor da Misericórdia de Alcáçovas, agradeceu a doação “de um dos materiais de proteção individual mais utilizados” na instituição. Este tipo de ajuda, disse ao diário, “é sempre bem-vinda, sobretudo num ano em que, pelas razões que se conhecem, as despesas dispararam e as receitas diminuíram”.

Esta iniciativa, lê-se em nota partilhada nas redes sociais da Misericórdia, “além de ser uma demonstração de solidariedade e de preocupação social por parte do setor da comunicação social, é também uma importante ajuda para a luta diária que esta Santa Casa trava para evitar o contágio do coronavírus e de outras possíveis infeções. Fica o nosso reconhecido agradecimento à Associação Portuguesa de Imprensa”.

A entrega das 1500 máscaras cirúrgicas vindas de Shangai teve lugar no dia 16 de julho.