Colaboradores da Misericórdia de Alter do Chão prestaram homenagem ao antigo provedor pelos anos de dedicação à instituição.

Mais de oito dezenas de colaboradores da Misericórdia de Alter do Chão uniram-se, para de uma forma simbólica, prestar homenagem ao provedor que, nos últimos 13 anos, liderou os destinos da instituição.

Francisco Miranda assumiu o cargo de provedor pela primeira vez em 2004 e fê-lo durante todos estes anos até ao final de 2017, altura em que chegou o momento de passar o testemunho a um novo provedor, no seguimento da eleição de uma nova Mesa Administrativa. 

A forma sempre presente e dedicada com que desempenhou esta função e todo o legado que deixou à instituição é reconhecida por todos os colaboradores, que fizeram questão de estar presentes num jantar surpresa que surpreendeu o antigo provedor, deixando-o sem palavras perante tal gesto de gratidão.

Helena Monteiro, coordenadora do Alter3G e uma das colaboradoras que fez questão de se associar a esta homenagem, explica que “foi precisamente para demostrar a nossa gratidão e o reconhecimento pelo trabalho que desenvolveu, que este grupo de pessoas, que incluiu colaboradores de todas as valências da Santa Casa de Alter e membros da Mesa Administrativa, se uniu para homenagear o provedor Francisco Miranda”, sendo esta também “uma forma de retribuir toda a sua dedicação a esta casa”.

O antigo provedor foi recebido de forma calorosa pelos aplausos de todos os presentes e não escondeu a sua surpresa pelo gesto, assumindo mesmo que foi para ele muito importante ver todas estas pessoas reunidas, pois representa que conseguiu deixar um legado enquanto provedor que o orgulha.

Francisco Miranda aproveitou ainda para afirmar que sempre vestiu a camisola da Santa Casa de Alter “com muita honra e de forma a elevar o nome da instituição, que dignamente representou durante tantos anos”. Reconhecendo que nem tudo pode ter corrido bem, para o antigo provedor o que importa realçar é que sai com a segurança de que deu sempre o seu melhor para honrar os princípios da Misericórdia e que fez os possíveis para que esta instituição continuasse a ser uma referência no apoio à população de Alter e nos cuidados aos mais necessitados.

Para assinalar este momento, os colaboradores fizeram ainda questão de oferecer uma lembrança ao antigo provedor, que incluiu uma gravação representativa desta sentida homenagem que legitima o papel que Francisco Miranda teve na história recente da Misericórdia de Alter, quer pelo trabalho que desenvolveu, quer pela pessoa que foi enquanto provedor.

Voz das Misericórdias, Patrícia Leitão