A Santa Casa da Misericórdia de Alvor organizou, durante o mês de junho, duas sessões de formação sobre a gestão de emoções em contexto de Covid-19, onde foram abordadas questões como técnicas de gestão emocional e os mecanismos adequados para canalizar a tensão, as pressões e o stress do dia-a-dia. Estas sessões, direcionadas aos colaboradores da instituição, foram ministradas pelo enfermeiro da Santa Casa, Samuel Martins.

Lidar com as emoções não é fácil e muitas pessoas não conseguem gerir o seu padrão emocional. Com o surgimento da Covid-19, que alterou por completo as rotinas diárias das pessoas e aumentou a sobrecarga de trabalho, a necessidade de trabalhar a gestão das emoções tornou-se ainda mais importante, pois segundo o enfermeiro da Misericórdia, “a pandemia abalou ainda mais a estrutura emocional de muitas pessoas que trabalham nos lares de idosos”.

Ciente desta realidade, a Misericórdia decidiu então promover duas sessões de formação para “debater as emoções” e ensinar “algumas técnicas de gestão emocional” aos seus trabalhadores. Ao mesmo tempo, explicou Samuel Martins, estiveram a trabalhar na “prevenção de futuras doenças mentais, pois a gestão das emoções está intimamente relacionada com muitas doenças do foro psicológico”, explica Samuel Martins.

Ao longo das duas sessões, em que participaram cerca de 30 colaboradores da Santa Casa, divididos em dois grupos, o enfermeiro da Misericórdia chamou “a atenção para a necessidade de extravasarmos as emoções, de nos permitirmos sentir”. Para isso, explica, basta muitas vezes “falar sobre o que se está a passar com os colegas, no final do turno, tirarmos diariamente um tempo para nós, para fazermos algo que nos dá prazer e ajuda a aliviar o stress acumulado ao longo do dia”.

O enfermeiro, que há cerca de 10 anos trabalha na área da saúde mental, relembrou ainda que “é muito importante cuidarmos da nossa saúde mental, principalmente porque nós estamos a cuidar do outro e só conseguimos prestar um bom apoio se estivermos emocionalmente bem”.

Voz das Misericórdias, Sara Pires Alves