A Misericórdia da Amadora entregou, no dia 9 de março, a Cruz do Jubileu da Caridade ao Centro Social 6 de Maio, uma IPSS também da Amadora, numa cerimónia que teve transmissão televisiva em direto na TVI.

A missa presidida pelo cardeal patriarca de Lisboa, Rui Valério, teve lugar na Igreja de Nossa Senhora das Misericórdias, na Amadora, no primeiro domingo da época da quaresma.

Ao longo de duas semanas, a Cruz do Jubileu da Caridade esteve com a Misericórdia da Amadora e passou por todas as valências de terceira idade, transportando de um espaço para o outro uma mensagem de fé e esperança que ajudou os “utentes, colaboradores e famílias na reflexão da presença de Jesus no mundo dos mais necessitados e excluídos”, segundo nota divulgada pela instituição nas redes sociais.

Além das valências de terceira idade, a cruz esteve também com as crianças da Escola Luís Madureira, que fica no mesmo complexo que o Lar Santo António, tendo sido celebrado este momento com um concerto protagonizado pelos próprios alunos, para miúdos e graúdos.

No início da eucaristia de encerramento da visita da Cruz do Jubileu da Caridade, o cardeal assinalou a presença “na igreja da Santa Casa da Misericórdia da Amadora para, num espírito e numa atitude de gratidão, louvar o Senhor pela presença e passagem da Cruz do Jubileu pelos lares deste concelho, onde permaneceu para sentir a proximidade de quem está numa situação de vulnerabilidade.”

No decorrer da missa assinalou também a celebração para “recordar aquilo que é o âmago da espiritualidade cristã: não servir-se a si, não estar ao serviço de si mesmo, mas estar ao serviço dos outros, numa atitude de entrega”.

Esta é uma de quatro cruzes que após o início do Jubileu 2025, celebrado com uma missa na Capela da Misericórdia de Oeiras a 5 de janeiro, foram enviadas para cada zona pastoral do Patriarcado de Lisboa.

Voz das Misericórdias, Duarte Ferreira