Projeto reúne crianças e idosos no vídeo do single “Juntos&Misturados” que visa promover a inclusão social através da música

“O amor é a chave que faz tudo funcionar, que faz você sonhar e querer realizar”. O refrão é da música “Juntos&Misturados” e o objetivo dos músicos DL Jay e Edmir é promover a igualdade, a união e a inclusão social através da música. O projeto foi desenvolvido em parceria com a Santa Casa da Misericórdia de Angra do Heroísmo e a Escola Básica e Secundária Tomás de Borba. O lançamento oficial foi no dia 7 de dezembro e o single já está disponível para audição em diversas plataformas digitais.

A pergunta que se impõe é: qual a relação entre um rapper e a Misericórdia? A resposta surpreende pela positiva e dá nota do trabalho realizado pela Santa Casa de Angra do Heroísmo. Natural do Brasil e a viver nos Açores há cerca de 10 anos, Rubeshe Santos também atende pelo nome DL Jay e foi aluno do curso de geriatria da escola profissional da Misericórdia. Atualmente está a fazer um estágio como técnico de apoio a idosos no lar.

Em conversa com o VM, Rubeshe contou que foi durante o curso que descobriu o seu “superpoder” junto dos idosos: a animação. “Dá para cantar no trabalho, dá para cantarolar, dá para dançar, dá para transmitir aquela energia positiva e, o principal, alegrar o dia de alguém. Se a gente for ver quais são os objetivos de um músico todas as vezes que sobe num palco, vamos perceber que são estes que mencionei, por isso que amo trabalhar com os idosos tanto quanto amo trabalhar na música”.

Para este jovem, os idosos são como “uma biblioteca encantada cheia de livros falantes” e esta sabedoria merece ser valorizada. Foi a pensar nisso que surgiu a ideia de juntar alunos da Escola Básica e Secundária Tomás de Borba e os idosos do lar da Misericórdia de Angra do Heroísmo. “A ideia era juntar e misturar, conseguimos isso muito bem e de uma forma mágica, esse projeto inclusivo e essa intergeracionalidade foram claramente o início de algo maior e também a nossa maior conquista em relação à inclusão e à intervenção social”, disse em declarações ao VM.

"Juntos&Misturados" é o terceiro single do álbum Rimografia. O lançamento decorreu no dia 7 de dezembro e no evento fez questão de estar presente o provedor da Misericórdia de Angra do Heroísmo. Para Bento Barcelos, este trabalho representa o culminar de um percurso que Rubeshe está a fazer na instituição, primeiro como aluno e agora como colaborador. “A envolvência intergeracional que se criou através deste projeto é do maior interesse para as crianças, para os idosos e para toda a comunidade”, disse. Lembrando que o projeto foi “bem proposto e bem executado”, Bento Barcelos concluiu a dizer que “foi mesmo muito enriquecedor para todos”.

No vídeo também participaram técnicos e auxiliares da Misericórdia e professores da Escola Tomás de Borba. O resultado pode ser visto no Youtube, no Facebook e no Instagram e também em plataformas digitais especialmente dedicadas à música como Spotify, iTunes, Deezer etc.

Com participação de Sónia Pereira e Denga Pinheiro, o vídeo também teve apoio da RTP Açores, entre outros inúmeros parceiros que se associaram a este projeto que visa valorizar a música, a arte, o amor, os idosos e, sobretudo, as diferenças.

Foto por Márcio Borges

Voz das Misericórdias, Bethania Pagin