Numa cerimónia marcada pela emoção, a Misericórdia de Arez inaugurou um lar de idosos com capacidade para 36 pessoas

Foi um dia de festa, um marco na história da instituição e a emoção tomou conta do momento. A sua importância, aquilo que representa, a solidariedade e a união que a tornaram possível ficaram notórias na quantidade de pessoas que fizeram questão de estar presentes na inauguração da Casa do Cruzeiro, a nova estrutura residencial para idosos da Santa Casa da Misericórdia de Arez.

A construção de um lar era um sonho já antigo da Misericórdia de Arez. Um sonho que ao longo de quase 20 anos foi abraçado pela população desta freguesia do concelho de Nisa. A Casa do Cruzeiro tem capacidade para acolher 36 idosos e a sua construção implicou um investimento de 1,2 milhões de euros e empregará cerca de duas dezenas de colaboradores.

O momento da inauguração desta nova valência da Misericórdia de Arez ficou marcado pelo habitual descerrar da placa, pelo cortar da fita, feito de forma simbólica por um grupo de pessoas que representam todos aqueles que apoiaram a construção desta casa, e pela bênção do edifício por D. Antonino Dias, bispo da diocese de Portalegre - Castelo Branco.

A emoção tomou conta de Maria José Mandeiro, provedora da Misericórdia de Arez, e nas suas palavras ficou bem expresso o quanto a instituição está grata a todos os que contribuíram para que o sonho se tornasse realidade. “Foi preciso a ajuda de muitos”, assegurou, nomeando uma grande parte dos contributos que foram dados a este projeto, sem esquecer aqueles que estiveram na sua origem.

A provedora recordou todo o percurso, agradeceu o apoio e o carinho que a instituição sentiu ao longo dos anos nesta caminhada e destacou o contributo da Comissão de Festas de 2001, cuja angariação de fundos foi “essencial para que a Misericórdia tivesse condições para cumprir a sua parte neste investimento”.

“Apesar de todos os apoios que recebemos, os mesmos eram insuficientes para avançar com a obra, ouvidos os irmãos avançámos com um empréstimo bancário de cerca de 900 mil euros”, elucidou. Apesar de reconhecer a difícil tarefa, Maria José Mandeiro mostrou-se orgulhosa porque “construirmos um equipamento inovador, no funcionamento e nos cuidados, em respeito pela dignidade de quem cuida e de quem é cuidado, procurando garantir a melhor resposta a quem confiou em nós os seus familiares”. E assumiu: “daremos o melhor de nós, esse é o nosso compromisso”.

A provedora confidenciou ainda que, através do Fundo Rainha Dona Leonor (FRDL), foi atribuído à Santa Casa um subsídio à construção. Embora o apoio não esteja ainda formalizado (a assinatura dos contratos está marcada para o dia 13 de novembro), “posso já revelar que merecemos a valorização máxima em todos os critérios, o que resultou na atribuição do valor máximo de financiamento por instituição, ou seja, um apoio de 300 mil euros”, adiantou Maria José Mandeiro. Para a provedora, o contributo do FRDL é uma forma de reconhecimento pela dedicação de toda a equipa da Misericórdia de Arez em fazer da Casa do Cruzeiro uma referência em termos de qualidade no acolhimento aos idosos.

Manuel Caldas de Almeida, que esteve presente na inauguração em representação da União das Misericórdias Portuguesas (UMP), felicitou a instituição por esta conquista, enaltecendo o facto de “ser uma obra de pessoas daqui, que se esforçaram para conseguir realizar um sonho”. O vogal da UMP para a área do envelhecimento concluiu dizendo que “é muito importante que em Portugal afirmemos a capacidade de sonhar, de realizar obras como estas, e, sobretudo, que mantenhamos a capacidade de dedicação aos outros”.

A inauguração da Casa do Cruzeiro teve lugar no passado dia 12 de outubro.

Voz das Misericórdias, Patrícia Leitão