A Misericórdia de Bragança promoveu no Museu Etnográfico Dr. Belarmino Afonso, no dia 2 de setembro, a apresentação do livro ‘Histórias e Memórias de Uma Vida de Aprendizagens’, iniciativa final do projeto ‘Life Learning Now Is Digital’. Este projeto europeu foi desenvolvido ao longo dos últimos dois anos em parceria com a Universidade de Salamanca e a associação italiana EduVita, num total de 80 participantes.

A componente principal do projeto prendeu-se com a melhoria das competências digitais dos mais velhos, aliada à preservação do património imaterial. Através da “recolha de histórias, de narrativas da vida escolar e de quem não teve oportunidade de ir à escola” construiu-se uma ponte entre as memórias de outrora no âmbito educacional e os meios tecnológicos de hoje.

Tiago Asseiro, coordenador do projeto, conta como visitaram as escolas primárias onde estudaram os utentes e onde “foram gravados os vídeos” em que estes contam na primeira pessoa o seu percurso de vida, “que depois foram passados para este livro”. Desde setembro de 2023, Tiago coordenou o grupo de 37 utentes da Santa Casa.

No livro, todas as componentes e fases do projeto estão agregadas naquilo a que o provedor José Duarte Fernandes chamou, aquando do lançamento, de “um testemunho valioso na preservação da memória dos nossos utentes”. Nas cerca de 200 páginas estão reunidas as histórias de vida de todos os idosos que participaram, tanto da Misericórdia de Bragança como da Universidade de Salamanca e da EduVita, razão pela qual está escrito em português, espanhol, italiano e inglês.

Para que esta memória permaneça viva, a instituição vai disponibilizar o livro para livre acesso em formato digital no site da Misericórdia e as entrevistas em formato vídeo aos idosos podem ser vistas no canal de YouTube do projeto. Embora tenha agora chegado ao fim, Tiago Asseiro revela que “uma nova candidatura” poderá dar continuidade à iniciativa no futuro. ‘Life Learning Now Is Digital’ foi cofinanciado pela União Europeia através do programa Erasmus+ e da Agência Nacional Erasmus+.

Voz das Misericórdias, Duarte Ferreira