Cerca de 150 participantes, distribuídos por 55 carros antigos, fizeram-se à estrada e responderam afirmativamente ao convite da Misericórdia de Vagos para apoiarem a instituição e conhecerem o concelho.
“A ideia de fazermos esta concentração surgiu para angariarmos fundos para a Misericórdia, através das inscrições, e por outro lado para dar a conhecer o concelho àqueles que participam no evento”, contou ao VM Paulo Gravato, provedor da Misericórdia de Vagos e vogal do Secretariado Nacional da União das Misericórdias Portuguesas (UMP).
A concentração com fins solidários angariou este ano, segundo o provedor da Santa Casa, “cerca mil e quinhentos euros” que vão ser, à semelhança dos anos anteriores, “canalizados para a aquisição de material didático que faz falta nas valências da Misericórdia e para apoiar outras atividades desenvolvidas na instituição”.
Inserido no programa “Animar o Verão 2018” da autarquia local, que apoia a realização deste evento, a concentração teve vários momentos de interesse.
Em declarações ao VM o provedor destacou “a exposição dos clássicos no largo do Município e na Praia da Vagueira”, onde os mais curiosos puderam apreciar os veículos e ainda a passagem pela “instituição e as visitas guiadas a várias empresas do concelho”. Outro dos momentos muito apreciados foi a visita ao Núcleo Museológico da Vagueira, onde decorreu o almoço convívio.
Para Paulo Gravato esta é uma iniciativa que tem todas as “condições de continuar” pois acredita que é “uma mais valia para a Misericórdia, uma vez que aproxima a comunidade da instituição, e para o próprio concelho”.
A próxima edição ainda não tem data marcada, mas já se sabe que vai continuar a integrar o programa da autarquia “Animar o Verão”.
Voz das Misericórdias, Sara Pires Alves