A Misericórdia do Cartaxo promoveu, no dia 22 de maio, mais uma edição do seu Dia Aberto. Realizado anualmente desde 2016, o evento visa mostrar a instituição à comunidade, que é convidada a visitar as instalações, conhecer as equipas e interagir com os utentes.

O programa do Dia Aberto é cuidadosamente planeado para proporcionar aos visitantes uma experiência completa e informativa. As atividades incluem visitas guiadas às diversas secções da Santa Casa, onde os visitantes podem observar de perto o funcionamento de serviços como o centro de dia e o Lar de São João. Durante as visitas, os colaboradores da instituição estão disponíveis para esclarecer dúvidas, partilhar experiências e explicar os procedimentos e rotinas.

Reafirmando a qualidade do trabalho desenvolvido pela Misericórdia do Cartaxo, o provedor destaca que o principal objetivo do Dia Aberto é "colocar a instituição no centro do diálogo comunitário", porque "é necessário intensificar e ampliar o diálogo, as parcerias e os compromissos entre instituições e com os nossos concidadãos".

Neste âmbito, Jorge Nogueira acredita que o Dia Aberto é mais do que um simples evento: é uma manifestação do compromisso da instituição com a integração comunitária e a promoção de uma cultura de cuidado e solidariedade. Ao abrir as suas portas, a Santa Casa fortalece os laços com a população local, promove o voluntariado e estabelece bases para futuras colaborações e parcerias, refere o dirigente.

Como o sucesso do Dia Aberto depende muito do envolvimento ativo da comunidade, a instituição encoraja a participação de famílias, estudantes, profissionais de saúde e qualquer pessoa interessada em conhecer mais sobre o trabalho desenvolvido.

Na edição de 2024 do Dia Aberto, entre os visitantes, esteve o presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, João Heitor.

 

Voz das Misericórdias, Filipe Mendes